Como existem vários tipos de carregadores de carros elétricos disponíveis no mercado, é fundamental compreender as diferenças entre eles.
Para auxiliar na escolha adequada às necessidades específicas do seu modelo de negócio na mobilidade elétrica, iremos explorar as características dos principais, citando benefícios e considerações importantes.
Os 5 tipos de carregadores de carros elétricos mais utilizados
1- Carregadores Residenciais
Como o nome já diz, os carregadores residenciais são projetados para uso em residências e são conhecidos por sua carga lenta. Esses carregadores operam em corrente alternada (AC) e são comumente encontrados com potências de 3,7 kW e 7,4 kW. Eles são capazes de realizar uma recarga completa em um período de 8 a 12 horas.
Devido à sua baixa potência e tempo de carga mais longo, esses carregadores são ideais para uso doméstico. Eles fornecem uma solução prática e acessível para proprietários de carros elétricos que têm a disponibilidade de estacionar seus veículos em uma garagem por um período prolongado.
Além disso, os carregadores residenciais têm a vantagem de exigir um investimento inicial relativamente baixo em comparação com outros tipos de carregadores de carros elétricos.
No entanto, é importante notar que os carregadores residenciais podem não ser adequados para todos os usuários, especialmente aqueles que precisam de carregamentos mais rápidos devido a viagens frequentes ou longas distâncias percorridas. Para esses casos, outros tipos de carregadores, como os de carregamento rápido ou de alta potência, podem ser mais adequados.

2- Carregadores portáteis
Os carregadores portáteis são dispositivos que já vêm incluídos na compra de um veículo elétrico e permitem a recarga do mesmo em tomadas comuns de 16A, semelhantes às encontradas em residências.
Eles são compactos e leves, podendo ser facilmente transportados no porta-malas do veículo. Esses carregadores são indicados para uso em situações não planejadas, em que carregadores de maior potência não estão disponíveis.
Em termos de especificações técnicas, os carregadores portáteis fornecem uma corrente máxima de até 16A, resultando em uma potência máxima de 3,5 kW em uma rede de 220V ou 1,7 kW em uma rede de 110V. Levando em consideração um veículo com uma bateria de 40 kWh, uma carga completa levaria aproximadamente 24 horas.
Devido à sua potência mais baixa e à possibilidade de serem conectados a uma tomada convencional, os carregadores portáteis são principalmente utilizados como carregadores de emergência, sendo recomendado mantê-los sempre no veículo. É importante notar que eles geralmente não são a escolha ideal para uma recarga completa e regular devido ao tempo de carregamento prolongado.
Eles oferecem uma solução prática para situações imprevistas em que uma recarga rápida não é necessária, permitindo que os proprietários de veículos elétricos obtenham uma carga básica para chegar ao seu próximo destino ou local onde um carregador mais potente esteja disponível.

3- Carregadores semi-rápido
Os carregadores semi-rápidos são modelos que possuem uma potência mais elevada, geralmente disponíveis em 11 kW ou 22 kW, e também operam em corrente alternada (AC). Eles são capazes de realizar uma recarga de até 80% da capacidade da bateria em aproximadamente 5 horas.
Esses carregadores são recomendados para uso em locais comerciais, onde os motoristas costumam passar mais de 1 hora envolvidos em outras atividades, o que permite uma carga significativa durante esse período.
Uma característica interessante desses carregadores é que muitos deles são equipados com recursos inteligentes, permitindo ao ponto comercial ter controle de acesso e até mesmo cobrar pelo uso desses equipamentos.
Isso significa que os estabelecimentos podem oferecer o serviço de recarga de veículos elétricos aos clientes e gerenciar o acesso e o pagamento de forma conveniente. Eles oferecem uma solução intermediária que equilibra o tempo de carregamento com a conveniência de locais comerciais onde os motoristas já passam algum tempo.

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4- Carregador rápido
Os carregadores de veículos elétricos de corrente contínua (DC) de alta potência são conhecidos como carregadores rápidos. Eles têm potência de 30kW a 100kW, projetados para fornecer uma experiência de carregamento rápida e confiável. A depender da potência, proporcionam uma carga completa em cerca de 1 a 3 horas.
Eles são projetados para serem compatíveis com uma ampla gama de veículos elétricos, tornando-os versáteis e adequados para diversos modelos no mercado. Além disso, são altamente eficientes no consumo de energia, minimizando o desperdício e proporcionando uma recarga mais econômica.
São comumente instalados em postos de abastecimento, shoppings, estacionamentos públicos. Devido à alta potência de carregamento, muitos carregadores rápidos são equipados com sistemas de resfriamento eficientes para evitar superaquecimento durante o processo de carregamento.

5- Carregador ultrarrápido
Os carregadores de veículos elétricos de corrente contínua (DC) com potência acima de 150 kW são considerados carregadores ultrarrápidos, o que permite uma recarga completa em apenas 20 minutos.
No entanto, a instalação desses carregadores rápidos envolve um custo significativo, devido à infraestrutura necessária para suportar a alta potência. É ideal que esses carregadores estejam estrategicamente localizados em rodovias ou postos de recarga rápida nas cidades (hubs de recarga). Isso é especialmente importante para reduzir o tempo de parada dos motoristas durante viagens de longa distância, aproveitando ao máximo o curto período de carga.
É importante observar que nem todos os modelos de veículos elétricos aceitam a potência máxima dos carregadores rápidos. Alguns veículos têm limitações de potência e, portanto, podem não aproveitar totalmente o potencial de carregamento rápido oferecido por esses carregadores de alta potência.
Os carregadores rápidos de corrente contínua são uma solução crucial para promover a viabilidade dos veículos elétricos em longas viagens. Com tempos de recarga extremamente reduzidos, eles permitem que os motoristas continuem suas jornadas com o mínimo de interrupções possível.

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