Investir em carregadores é seguir a tendência da mobilidade elétrica mundial
Verdade. De acordo com os dados da ABVE, as vendas de veículos elétricos cresce cada vez mais no Brasil, assim como a infraestrutura para atender essa demanda, reflexo das medidas adotadas internacionalmente para a aceleração da mobilidade elétrica, como incentivos fiscais, proibição da venda de veículos a combustão até 2035, dentre outras.
Carregadores são difíceis de instalar e representam um alto custo.
Mito. Os carregadores para veículos elétricos, a depender do seu tipo, são bem mais simples de serem instalados do que a infraestrutura de um posto de combustível, por exemplo, e isso também se reflete no seu custo. Portanto, podem estar presentes em pontos comerciais, supermercados, dentre outros estabelecimentos.

Já é possível cobrar pelas recargas efetuadas em carregadores?
Verdade. De acordo com a Resolução Normativa nº819/2018, é permitida a cobrança de recarga de veículos elétricos por parte de outras empresas, além de concessionárias de energia. Portanto, os gestores podem definir suas tarifas e lucrar com seus pontos de recarga, e também é possível gerenciar cada cobrança de forma individual.

É difícil escalar seu plano de negócio com carregadores, pois não se comunicam entre si
Mito. Através do OCPP, ou Open Charge Point Protocol, protocolo de comunicação que pode vir de fábrica com o carregador, é possível organizar as informações da sua rede em um único lugar. Sua aplicação permite o trabalho conjunto entre os carregadores de diversos fabricantes.