Carro elétrico
Contato

Como funciona um carregador rápido?

como funciona um carregador rápido

Os carregadores rápidos são modelos úteis em situações específicas vivenciadas pelos motoristas de veículos elétricos. A seguir, vamos destacar alguns pontos vitais para entender como um ponto de recarga desse tipo funciona.

Características do carregador rápido

Os carregadores rápidos são aqueles que recarregam o veículo elétrico em corrente contínua (DC), em torno de 1 hora, devido a sua alta potência, com valores a partir de 50kW. Isso é possível através da recarga DC, que não precisa ser convertida pelo veículo, e a limitação é apenas do quanto a bateria e os demais componentes elétricos suportam.

A maioria vem com recursos de medição, gestão de energia, e dispositivos de segurança para a proteção do equipamento e do veículo. Além disso, a recomendação é que seja usado em viagens longas ou operações específicas que precisam deste tipo de recarga, pelas consequências que o seu uso contínuo gera para a bateria.

Na mesma categoria dos carregadores rápidos, também existem os pontos de recarga ultrarrápidos, que possibilitam uma recarga completa em 20 minutos, através dos 150kWh de potência disponibilizados. Podem ser encontrados em rodovias, uma vez que reduzem o tempo em que o motorista fica parado ao cobrir longas distâncias.

Local de instalação dos carregadores rápidos

Os eletropostos de carga rápida podem ser instalados em áreas internas ou externas, geralmente fixados no solo, e a tensão elétrica de alimentação é algo a ser considerado. Este elemento pode se apresentar em três diferentes tensões: 127v (monofásico), 220V (mono ou bifásico) e 380V (trifásico), de acordo com a tensão final das distribuidoras que abastecem cada região.

Com isso, a potência que resulta pode variar conforme a tensão alimentada, detalhe importante para a compreensão que um mesmo carregador, conforme a sua instalação, pode não disponibilizar sua potência nominal. Carregadores de corrente contínua, como é o caso dos rápidos e ultrarrápidos, em geral aceitam somente trifásicas de 380V ou 400V.

Outros aspectos a serem analisados para garantir uma instalação segura são:

  • Facilidade para o fornecimento de energia elétrica na potência necessária, incluindo condições de acesso à rede de distribuição de energia elétrica local, compatibilidade com as características do eletroposto (valor da tensão, número de fases, neutro e terra de proteção), e capacidade ociosa do alimentador, em baixa tensão, em relação à demanda horo sazonal de energia no ponto de recarga do eletroposto;
  • Facilidade para instalação, o que inclui a disponibilidade de cabos de recarga do eletroposto, sem atrapalhar a circulação de pessoas e veículos;
  • Maior visibilidade possível, para atender pedestres e motoristas e como forma de evitar o vandalismo;
  • Conforto e segurança para o usuário, de preferência abrigado do sol e chuva;
  • Iluminação que permita a visualização noturna de instruções e controles do equipamento;
  • Garantia de não ser uma área classificada sem as devidas adequações para mitigação de risco, de acordo com as normas NR10 e ABNT NBR 5418 Instalações Elétricas em Atmosferas Explosivas;
  • Presença de uma estrutura rígida, como um muro ou parede, para suportar os tipos de carregadores que são fixados na parede e seu manuseio, além de facilidade para instalar um eletroduto com diâmetro adequado, ou eletrocalha, para os condutores elétricos;
  • Espaço livre superior a 50cm nas laterais e parte superior do equipamento para permitir ventilação e, caso tenha porta traseira, espaço suficiente para o fácil acesso posterior.

Meios de comunicação entre gestor e carregador

No momento atual do mercado, os carregadores comercializados podem vir com ou sem a integração ao OCPP. O Open Charge Point Protocol (OCPP), é o protocolo padrão e aberto para a comunicação entre pontos de recarga e um sistema central. É o método compatível com os equipamentos dos principais fabricantes do mundo, e isso permite o trabalho conjunto entre os carregadores diversos, escalabilidade para milhares de pontos, maior segurança para gestores, monitoramento das estações e controle sob o carregador.

Além disso, possibilita o acesso a toda rede através de um único portal, gestão unificada de usuários, análise facilitada de métricas, canal direto de comunicação com o usuário por meio de um aplicativo, não ter exclusividade com nenhum fabricante, e um protocolo mais seguro.

Fora o OCPP, cada modelo de carregador também valoriza um ou mais tipos de conexão, que podem ser estabelecidas de formas distintas:

  • Via wifi:  Esta forma é a ideal, por exemplo, se o negócio for em uma garagem de condomínio ou um centro logístico.
  • Chip de internet: Este dispositivo é uma tecnologia móvel, ideal para aqueles que possuem sua base em um local com uma conexão precária de wifi  e internet cabeada. 
  • Internet cabeada: é a conexão estabelecida através de cabos de internet, conectados diretamente no carregador.

Como a VoltBras otimiza a operação dos carregadores rápidos?

A VoltBras é especializada em desenvolver soluções inteligentes para o gerenciamento de recarga de veículos, e proporciona funcionalidades úteis para quem almeja explorar todo o potencial dos carregadores de veículos elétricos.

Sua aplicação em aplicativos permite acompanhar em tempo real os status dos eletropostos, disponibiliza o mapa das estações de recarga, monitora o histórico de recargas e oferece suporte em caso de dúvidas, além de poder ser customizada de acordo com a identidade visual da empresa que contrata seus serviços.

Além disso, a empresa também fornece uma Plataforma de Gestão, para aqueles que pretendem montar suas redes de recarga. Essa plataforma permite a integração dos carregadores com as localidades em que estão instalados, e que o gestor acesse dados relevantes da operação em um só lugar, como:

  • Métricas em tempo real de cada eletroposto
  • Quantos e quais conectores estão em uso
  • Problemas nos eletropostos e as suas causas
  • Média de uso de cada carregador
  • Quantos usuários utilizaram cada ponto
  • Valor e duração média de cada recarga
  • Histórico de uso por período (horas, dias ou meses)

Por meio de uma plataforma acessível para todos os gestores, desde aqueles que já estão inseridos no mercado da mobilidade elétrica, até quem ainda não está familiarizado com este universo ou pretende dar os seus primeiros passos, a experiência na montagem de uma rede de recarga se torna mais simples de ser compreendida e prática para o uso, ideal para a expansão e transparência da operação.

A Voltbras também oferece suporte técnico para os seus clientes que investem em carregadores. Sua assistência engloba questões como:

  • Ativação dos carregadores
  • Homologação das diferentes marcas de carregadores
  • Consultoria relacionada a operação do carregador
  • Envio do chip de conexão do carregador
  • Acompanhamento de todos os alarmes de erros dos carregadores

Interessado em explorar o potencial máximo dos carregadores inseridos na mobilidade elétrica? Entre em contato com um de nossos consultores

Siga-nos também no Instagram e LinkedIn.

Compartilhe esse artigo

Sobre o autor

Picture of VoltBras

VoltBras

Veja também.

plugins premium WordPress