Carregadores inteligentes: conhecidos também como Carregadores com OCPP, que permitem gestão e controle.
Carregadores burros: aqueles que não apresentam o protocolo de comunicação OCPP e possuem funções básicas de carregamento.
Os carregadores inteligentes para operarem fazem necessário a conexão com um plataforma de gestão, que irá controlar estes equipamentos de maneira individualizada ou em grupo, mas para isso é necessária a comunicação dos equipamentos via internet que podem variar entre 3G/4G, wifi e cabo ethernet, e através dessas conexões é possível estabelecer a comunicação com a plataforma de gestão, que torna possível a extração de dados precisos, enquanto aqueles que não possuem OCPP apenas são capazes de realizar comandos simples, como o bloqueio e desbloqueio.

Aplicações de Carregadores inteligentes para carros elétricos vs. não inteligentes
Os carregadores inteligentes são ideais para a aplicação em diferentes modelos de redes de recarga, podendo ser estas públicas ou privadas com, pois possuem as funcionalidades necessárias para que o gestor trace estratégias que potencializam sua operação, como:
- coleta de todos os dados referentes aos carregadores;
- análise facilitada de métricas;
- gestão unificada dos motoristas que utilizam os carregadores.
Para pontos de recarga pública, onde é necessário realizar o controle de quem os utiliza e de gestão energética, assim como condomínios que demandem o rateio de energia e balanço de carga, e frotas elétricas que necessitam de uma gestão de recarga para controle de consumo. Os carregadores inteligentes são altamente indicados por possibilitarem estas aplicações entre outras.

Já os carregadores não inteligentes são usados por aqueles que não visam a criação de uma rede de recarga. É ideal para o uso em residências, uma vez que cumpre as necessidades básicas do usuário, que é recarregar o seu carro de uso pessoal.
Explorando os carregadores Inteligentes
Esse tipo de carregador é facilmente encontrado em diversas versões e potência, visto que os grandes fabricantes mundiais como ABB, Wallbox, Schneider e diversos outros, têm carregadores inteligentes em seus portfólios, visto que entendem que a sua aplicação nos ambientes citados demandam deste tipo de tecnologia.
Além do que já foi trazido, os carregadores inteligentes possuem diversas funções, que irão permitir o controle total do equipamento, assim o tornado capaz de:
– Realizar medições de energia
– Realizar controle de acesso dos usuários
– Informar seu status de funcionamento
– Informar falhas no carregador
– Executar balanços de energia
– Reservar o equipamento
– Atuar remotamente com comandos de reset, liga/desliga, etc
Porém, para receber esses dados, é necessário uma plataforma de gestão, pois é o sistema que permitirá que todas as informações coletadas sejam organizadas em um só lugar, o que facilita a gestão da operação. Além disso, a plataforma poderá permitir funções adicionais, como cobrança de recarga, por exemplo.
Por todas as suas vantagens, os carregadores inteligentes são a melhor opção, pois os dados que disponibiliza são essenciais para a criação de estratégias para aqueles que desejam tornar da recarga um negócio, mas também para aqueles que precisam gerenciar a recarga de diversos veículos e uso de inúmeros usuários. Para saber mais sobre os carregadores inteligentes, seus tipos de conexão e os modelos mais populares do mercado, confira o nosso ebook “Tudo sobre Carregadores”.
