Em 2030, o investimento total em infraestrutura de recarga e serviços relacionados à adoção de veículos elétricos movidos a bateria na Europa, Estados Unidos e China alcançará o marco de €13,5 bilhões, valor que representa R$67 bilhões na cotação atual.
Este dado é oferecido pela consultoria americana Bain & Company, cuja pesquisa indica que o maior crescimento do mercado será impulsionado pelos serviços de energia inteligente, que representarão cerca de um terço do lucro total. De acordo com a empresa, por ser um mercado em que muitos setores ainda se encontram nos estágios iniciais, quem conseguir se posicionar melhor terá o poder de ditar tendências e aumentar suas chances de sucesso a longo prazo.
No Brasil, a adoção das redes de recarga já avança, e é adotada em diversas frentes do mercado: pontos comerciais, rodovias, estacionamentos, dentre outros. Neste artigo, serão mostrados os motivos, além da prospecção financeira, para que você comece a adotar as redes de recarga no seu modelo de negócio.
Atrair mais clientes
A adesão das redes de recarga, além de atrair aqueles que possuem um veículo elétrico, também estimula a sua permanência por um período de tempo igual ou superior a 1 hora. No caso de uma rede de postos de combustível, por exemplo, adicionar eletropostos fideliza uma gama de novos clientes que só cresce, além de aumentar seus lucros através do consumo, e garantir sua presença em um modelo de negócio que ditará o futuro do mercado mundial.
Para garantir que essa base de novos usuários confie nos serviços prestados, é necessário investir em soluções tecnológicas que assegurem uma boa experiência dos clientes ao utilizarem os eletropostos. Isso é possível através de um software White Label para aplicativo, que permite aos motoristas pagarem pelas suas recargas, encontrar e reservar os eletropostos, acompanhar seu histórico de recargas, dentre outras funcionalidades.
Expande a sua operação
Ao contrário de outras formas de abastecimento, a infraestrutura necessária para a operação de uma rede de recarga é menos custosa, e mais fácil de ser expandida para vários tipos de modelos: eletrovias, pontos comerciais, postos de combustível, dentre outros. Isso permite uma maior lucratividade, presença da sua marca em várias localidades, melhor posicionamento da sua empresa na mobilidade elétrica, setor que ditará o futuro dos negócios.
A expansão também garante que novas oportunidades sejam criadas. Por exemplo, caso o gestor queira instalar sua rede de recarga em um restaurante localizado em uma rodovia movimentada, há a possibilidade de ser estabelecida uma parceria entre ele e o dono do estabelecimento, cujo resultado pode transparecer em descontos especiais para os clientes, recompensas, dentre outros.

O gestor se mantém alinhado com o futuro do mercado
Como foi mencionado acima, a mobilidade elétrica ditará o futuro do mercado. No Brasil, já é possível visualizar essa mudança por meio de projetos de incentivo em vários estados. Em São Paulo, foi aprovada uma nova lei que garantirá o desconto de 50% no IPVA de veículos elétricos, independente do seu valor, e a justificativa para tal decisão é o fomento para que mais veículos elétricos circulem na região.
Também é possível citar o uso crescente de veículos elétricos de pequeno porte, utilizados por empresas de delivery, armazenamento e distribuição, turismo, dentre outros. O motivo está no fato destes modelos serem uma alternativa menos custosa e mais acessível, para as citadas desenvolverem suas atividades.
Os casos citados exemplificam uma tendência que já dá os seus primeiros passos no Brasil, e se consolida no cenário internacional. Cada vez mais as pautas ligadas à sustentabilidade, tecnologia e inovação se mostram os fatores principais na formação do modelo de negócio de diversas empresas, independente do seu porte, setor, ou tempo de operação. Portanto, é vital estar alinhado com os valores da mobilidade elétrica, pois será essencial no futuro próximo.

Quero investir em redes de recarga, qual o próximo passo?
A análise da pesquisa citada logo no começo do artigo, indica que para atingir a lucratividade equivalente ao valor investido no curto prazo, deve haver uma maior aplicação de capital na construção da infraestrutura para recarga rápida em rodovias e em pontos de alto tráfego de pessoas, como supermercados e restaurantes. Nesse caso, o lucro dependerá da capacidade do eletroposto em atingir uma alta taxa de utilização, do usuário ter a melhor experiência possível com a recarga e dos carregadores serem confiáveis.
Para isso, ter o apoio de empresas confiáveis dentro do mercado da mobilidade elétrica é vital, como é o caso da VoltBras. Especializada em desenvolver soluções para o gerenciamento de recargas de veículos elétricos, a empresa detém serviços que fornecem os dados necessários para que o gestor acompanhe sua rede de recarga em tempo real, e saiba os pontos fortes e fracos da operação, além de oferecer a melhor experiência de uso para o usuário final, a partir de uma solução White Label para aplicativo.
Para saber mais sobre as soluções da VoltBras, entre em contato com um de nossos consultores.