Apesar da afirmação categórica, não quer dizer que os postos de combustível irão acabar, muito pelo contrário. Por ser mais do que o produto que comercializa, o posto pode se reinventar ao se adaptar a este novo paradigma.
Os postos irão se adaptar
De acordo com estudos na área, 62% dos veículos no Brasil podem ser elétricos até 2035, o que deixa os a combustão com apenas 38% do mercado. Diante disso, os postos de combustível só ganham com esta transição. Ao seguir a tendência dos postos se tornarem um hub de serviços, a recarga de veículos elétricos passará a ser mais um atrativo para trazer o cliente para as conveniências do estabelecimento. Um benefício interessante dos eletropostos é que não demandam de grandes infraestruturas, como ocorre na construção de postos, logo, será possível expandir as atividades da empresa para além do local do posto.
O posto fora do posto
Ao contrário dos postos de combustíveis, os eletropostos não precisam de autorizações especiais e devido ao baixo risco, podem ser instalados em garagens e junto a outras lojas. Portanto, surge a oportunidade do proprietário do posto ou da rede instalar os eletropostos em shoppings, supermercados, academias e outros locais, de modo que o motorista possa recarregar seu veículo enquanto desfruta de serviços ou realiza compras.
Desta forma, os empresários que atuam com abastecimento de veículos e áreas afins têm a oportunidade de lucrar com as recargas em locais fora do posto, principalmente aproveitando sua base de contatos para expandir e encontrar lugares perfeitos para quem dirige um elétrico, mas também para os empresários donos de lojas físicas.
Para entender a rotina de quem já possui um veículo elétrico há anos, é só acessar nossa entrevista com o engenheiro e empresário, Diogo Seixas. Além de trazer pontos interessantes sobre o uso deste, traz à tona a necessidade do Brasil em acelerar a disseminação dos pontos de recarga, como é o caso da NewMotion.
O que é a NewMotion?
A NewMotion é a rede de recarga do Grupo Shell na Europa. Apesar de ser uma grande empresa petrolífera, assume o compromisso de acelerar a transição mundial para o uso de energia elétrica como uma opção sustentável. Por ser um case de sucesso, vamos abordar dois que podem ser uma fonte de inspiração para o seu próprio negócio aqui no Brasil:
Case “APCOA Parking AG”
Na Alemanha, a APCOA Parking AG, uma gestora de estacionamentos fundada em 1947, acompanhou diversas mudanças, sendo a mais recente a demanda crescente por veículos elétricos e pontos de recarga. Ao notar esta tendência ainda em 2015, fez uma parceria com a New Motion para instalar pontos de recarga inteligentes em seus estacionamentos, Na época, o CEO Sytse Zuidema disse que “Essa parceria significa que conseguimos oferecer aos nossos clientes uma rede de pontos de cobrança fáceis e inovadores para seus veículos elétricos em nossas instalações de estacionamento desde o início deste ano (2016). Os motoristas de carros elétricos podem carregar seus veículos em uma ampla seleção de sites em toda a Alemanha e, se eles usam o aplicativo do New Motion, eles também se beneficiam de uma série de serviços extras. A satisfação do cliente é uma prioridade absoluta no The New Motion, e sabemos que nossos clientes estão felizes com nosso NPS (Net Promoter Score)”
Resultados
Foram instalados 2 pontos em cada um dos 65 estacionamentos selecionados da empresa, o que proporciona cerca de 8 carregamentos por dia. A taxa de aumento de uso dos carregadores está na faixa de 15%, sendo que atualmente há utilização em 68% do tempo e consumo mensal de 1.900 kWh

Case “IKEA”
A IKEA, famosa loja de móveis a preços acessíveis, iniciou os trabalhos com a rede de recarga em 2015. Atualmente, a parceria resultou em 4 pontos de recarga disponibilizados em 12 das 13 lojas na região dos Países Baixos com cerca de 81% de utilização de ponto de carga. Neste ritmo, logo todas as lojas irão contar com eletropostos, e como a IKEA possui planos de expandir suas atividades para a América do Sul em 2022, a possibilidade deste modelo ser desfrutado pelo mercado brasileiro é grande.

Graal e Ipiranga: Como os postos de combustível estão se adaptando no Brasil?
No caso do Graal, rede de postos rodoviários presentes nas principais autoestradas brasileiras, a estratégia foi colocar eletropostos junto ao restaurante, para que seus clientes consumam os produtos enquanto carregam seus veículos. Isso foi possível devido a parceria com a EDP, empresa com a maior rede de recarga ultrarrápida na América Latina.
Já a Ipiranga tornou seus negócios mais completos com a adição de eletropostos em pontos estratégicos, pois possuem boas conveniências. Atualmente, a empresa tem carregadores elétricos em 44 postos de combustível, e segue em expansão.
É possível adaptar o cenário internacional para o Brasil?
Como podemos observar ao ler este conteúdo, não só é possível como já está acontecendo. Proprietários de postos de combustível, por manterem um bom relacionamento como donos de outros empreendimentos, são capazes de fecharem parcerias e difundir a marca do seu posto em outros espaços, aliado a sua expertise no setor automotivo.
A mobilidade elétrica mudou o paradigma de como o posto deve atuar e, apesar de trazer aos seus gestores um novo desafio, também carrega um novo olhar sob suas funções. Ao contrário do que alguns pensam, a mobilidade elétrica não irá acabar com os postos, mas sim, irá fazê-los evoluir.