Neste artigo, destacamos os 3 pontos fundamentais para modelar seu negócio na mobilidade elétrica:
1. Necessidades do cliente;
2. Possibilidades da oferta “O quê, como e quanto?”;
3. Canais de venda.
Esses pontos são fundamentais para criar uma oferta aderente às expectativas do público-alvo e garantir uma abordagem estratégica bem-sucedida.
Além disso, aconselhamos também que você assista ao vídeo abaixo, nele exploramos alguns insights complementares ao conteúdo:
O que considerar ao modelar seu negócio na mobilidade elétrica
1 – Necessidades do cliente:
A compreensão detalhada das dores, preferências e expectativas dos clientes em potencial em cada segmento da mobilidade elétrica é essencial para modelar um negócio bem-sucedido e oferecer uma proposta de valor diferenciada.
Adaptar-se às demandas específicas de cada perfil de cliente é um passo crucial para construir uma oferta sólida e se destacar no mercado em constante evolução da eletromobilidade.
Atualmente, existem três grupos de clientes em destaque: condomínios, frotas e redes de eletropostos ou eletrovias. Cada um desses grupos possui subgrupos e características específicas. Vamos abordar um pouco mais sobre cada um dos três grupos a seguir.
Condomínios
Podemos dividir os condomínios em residenciais e comerciais. Os condomínios residenciais, por exemplo, possuem demandas relacionadas à disponibilização de vagas compartilhadas de recarga e à gestão do consumo de energia, geralmente feitas pelo síndico ou administradora.
Já os condomínios comerciais enfrentam desafios diferentes, que visam garantir um uso eficiente e organizado dos recursos de recarga no ambiente comercial. As demandas mais comuns estão relacionadas à:
- cobrança escalável das recargas;
- reserva de horários para as recargas;
- aplicativo para verificar a disponibilidade do pontos de recarga em tempo real;
- controle de usuários.
Frotas
No caso das frotas, existem dois perfis distintos. O primeiro são empresas que eletrificam suas frotas e empresas que terceirizam a operação, alugando veículos elétricos.
No primeiro perfil, as empresas buscam ofertas para aquisição de veículos elétricos e instalação de eletropostos em suas instalações, se responsabilizando por gerenciar toda a operação da frota internamente, incluindo a manutenção dos veículos e a gestão dos pontos de recarga.
No segundo perfil, as empresas buscam parceiros externos para cuidar da operação da frota elétrica, incluindo a manutenção dos veículos, a recarga e outras atividades relacionadas.
Redes de eletropostos
No contexto das redes de eletropostos, encontramos diferentes subdivisões relacionadas à abrangência desejada e ao modelo de operação.
Há redes de eletropostos com perfil regional ou municipal, visando desenvolver infraestrutura de recarga para atender às necessidades comuns de determinada área. Isso inclui cidades populares, como destinos turísticos ou econômicos, e também locais específicos dentro de um município com grande circulação, como shopping centers, centros comerciais e concessionárias de veículos de luxo.
Essas redes são projetadas para oferecer opções de recarga convenientes e acessíveis e atender aos casos de uso em que os usuários de veículos elétricos permanecem por um tempo maior no local do eletroposto.
Por outro lado, existem redes de eletropostos de maior alcance que buscam cobrir as rotas mais frequentadas pelos proprietários de veículos elétricos, como o eixo Rio-São Paulo.
Nessas situações, compreende-se que os clientes estarão em viagem e procuraram por recargas rápidas e serviços de conveniência específicos. Embora também sejam necessários eletropostos urbanos ou públicos nessas rotas, a tendência é que essas redes invistam cada vez mais em eletropostos ultra rápidos, como os já operados pela EDP em Caraguatatuba, São Paulo, para atender à demanda dos usuários em trânsito.
2 – Possibilidades da oferta “O quê, como e quanto?”
Após considerar as necessidades do público-alvo, o segundo passo para modelar seu negócio na mobilidade elétrica é explorar as possibilidades de oferta para atender às suas dores. Para isso, você precisa responder o que será oferecido, como será feita a oferta e quanto será cobrado do cliente.
O que será ofertado?
Para determinar o que será sua oferta, defina qual será o principal produto ou serviço oferecido pela sua empresa.
Isso pode envolver a venda de veículos elétricos, instalação de eletropostos, serviços de gestão de frota, soluções de recarga rápida, aluguel de equipamentos, tecnologia para gerenciar a operação, entre outros.
Como será ofertado?
Para determinar como você fará a sua oferta, realize uma análise competitiva para entender como outras empresas do setor estão se estruturando. Considere também a dinâmica do mercado, a demanda existente e as tendências futuras.
Você também pode estabelecer parcerias comerciais para abranger as áreas não cobertas pelo seu negócio, a fim de facilitar o processo de compra para o cliente final.
Por quanto será ofertado?
Já quanto ao valor cobrado, considere fatores como custos de aquisição, instalação, manutenção, além de margens de lucro desejadas. Avalie também as opções de pagamento, como pagamento único ou parcelamento.
É importante realizar testes e receber feedback dos clientes em relação à sua oferta e preços. Com base nesses insights, faça ajustes necessários para otimizar sua estratégia e atender melhor às expectativas dos clientes.
Leia também:
Como precificar o seu negócio na mobilidade elétrica

3 – Canais de venda
Por fim, para modelar seu negócio na mobilidade elétrica, é importante explorar e construir os canais de venda ideais para distribuir sua oferta. Além disso, é necessário ter clareza sobre os influenciadores e tomadores de decisão no processo de compra do produto ou serviço.
Na mobilidade elétrica, esses influenciadores podem incluir associações de proprietários de veículos elétricos, governos municipais, empresas de energia, organizações ambientais, entre outros.
É fundamental compreender os envolvidos no processo de compra da solução que você oferece, pois isso ajudará a identificar os melhores canais de venda – lugares, empresas e organizações frequentados por esses influenciadores.
Canais tradicionais x Canais online
Avalie os canais de venda tradicionais, como revendedores, distribuidores, lojas físicas, concessionárias de veículos, além de canais online, como o seu próprio site, marketplaces, redes sociais e plataformas de comércio eletrônico. Pondere sobre as vantagens e desvantagens de cada canal, considerando o alcance, custos, conveniência e capacidade de atingir seu público-alvo.
Considere estabelecer parcerias com empresas complementares na indústria da mobilidade elétrica para ajudar a ampliar sua rede de distribuição e fortalecer sua presença no mercado.
Tomando como exemplo os condomínios, é possível identificar a assembleia geral de moradores e o síndico como influenciadores-chave no processo de compra. Grande parte das decisões, incluindo a aquisição de estações de recarga, requer a aprovação de ambos.
Um canal de venda relevante para aqueles que desejam atuar em condomínios pode ser associar-se a associações de síndicos, participar de eventos específicos da área, estabelecer parcerias com administradoras ou construtoras, entre outras possibilidades.
Uma vez que você tenha definido seus canais de venda iniciais, teste sua eficácia e faça ajustes conforme necessário. Monitore as métricas de desempenho, como vendas, taxa de conversão, feedback dos clientes e retorno sobre investimento (ROI). Com base nos resultados, faça melhorias contínuas em seus canais de venda, expandindo ou ajustando-os conforme necessário.
Para complementar seus conhecimentos e ajudar a modelar seu negócio na mobilidade elétrica, leia também:
- Entenda o mercado da mobilidade elétrica e seu agentes
- Tudo sobre cobrança de recargas elétricas no Brasil
- Estação de recarga para carros elétricos: da gestão aos modelos de negócio
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