Veículos Elétricos: Vilões ou aliados dos combustíveis fósseis?

Veículos Elétricos: Vilões ou aliados dos combustíveis fósseis?

share on facebookshare on likedin
11/02/2022

Os postos de combustíveis foram essenciais para a expansão dos carros a combustão, garantindo que atualmente os veículos circulem com tranquilidade, pois existe uma grande disponibilidade de locais para se abastecer. O mesmo cenário se aplicará para os veículos elétricos e os postos terão um papel importante nesta virada de chave, uma vez que se tornaram muito mais que locais de abastecimento. Agora são pontos de encontro onde o motorista pode se alimentar, utilizar outros serviços e, por quê não, recarregar seu veículo elétrico. Preparamos para você 3 destaques para se repensar a estratégia dos postos e se considerar a mobilidade elétrica como um importante aliado da sua operação:

Crédito iStock

A Conveniência do seu Posto/Rede é uma Poderosa Vantagem

Os carros elétricos, de acordo com o tempo de uso, precisam ser carregados de 30 minutos a 8 horas. Diante disso, ao instalar eletropostos no seu posto de combustível, o tempo de permanência dos frequentadores aumenta, assim como o consumo. Para os resultados serem satisfatórios, também é preciso investir, caso não possua, em pontos de apoio e atrações, como lojas de conveniência, por exemplo.

Para entender o motivo do tempo de recarga variar e avaliar qual o tipo ideal de carregador para o seu negócio, você pode acessar nosso conteúdo sobre o tema aqui.

Seu Local é Estratégico

Por estar posicionado em locais estratégicos, seu posto pode atrair clientes com maior poder aquisitivo, que viajam longas distâncias a trabalho ou lazer, ainda mais se instalar o carregador ideal.

A depender da região, é possível ir além das fronteiras do seu posto, ao estabelecer parcerias com outros empreendimentos, capazes de instalar eletropostos em locais estratégicos, como shoppings e supermercados. Esta relação pode ser uma grande oportunidade, pois estará captando clientes em maior escala e que passam mais tempo no mesmo ponto, o que gera mais uma fonte de lucro.

A Mobilidade Elétrica é um Caminho sem Volta

Grande parte dos países europeus decretaram o fim dos veículos a combustão entre 2030 e 2040. O Brasil ainda não possui uma política clara de eletrificação, mas com a inserção de modelos elétricos e híbridos no mercado, haverá a coexistência até a migração completa dos veículos para fontes limpas.

A resiliência dos postos de combustíveis foi importante no processo de novos modais, tendo acompanhando mudanças como a inserção do etanol e do GNV. Tudo indica que os postos têm a força necessária para se reinventar mais uma vez, ao introduzir a energia elétrica no seu mix de produtos, de preferência saindo na frente e estando bem posicionado no mercado.

O Eletroposto será lucrativo na minha Operação?

Muitos pontos de recarga são lucrativos, e algumas chaves para esse resultado são:

Localização: de acordo com localização e os carregadores instalados, o lucro aumenta devido ao tempo de permanência do cliente no local e seu consumo na conveniência do posto, além da possibilidade de rentabilizar através da parceria com outros negócios locais, como os já mencionados shoppings e supermercados.

Definição do modelo de negócio ideal: com a definição do modelo ideal para o seu posto de combustível, é possível saber qual o melhor carregador para ser instalado e assim, evitar gastos desnecessários e otimizar sua operação com bons ganhos.

Fazer parte de uma rede integrada de eletropostos: Isto aumenta a taxa de uso dos carregadores, um fator que potencializa a rentabilidade. As soluções da Voltbras conectam redes para que mais usuários encontrem os pontos de recarga das mais diversas regiões.

A Voltbras também pode te ajudar a descobrir o potencial do seu negócio em rentabilizar, ou encontrar os parceiros ideais na instalação de carregadores com divisão de resultados, basta entrar em contato por este link.

Ficou interessado?

Tire dúvidas e realize cotações pelo formulário abaixo, ou nos envie um email.

Assunto