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Tudo sobre a cobrança de recargas de carros elétricos no Brasil

tudo sobre cobrança de recargas no Brasil

O aumento nas vendas de carros híbridos e elétricos tem impulsionado o avanço da eletromobilidade no Brasil, resultando em melhorias significativas nos postos de recarga em termos de volume, variedade e qualidade.

Embora as recargas gratuitas tenham sido um incentivo inicial, desde junho de 2018 a cobrança pela recarga de carros elétricos possui base legal no Brasil graças a Resolução nº 1000 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Essa diversificação de opções traz benefícios aos usuários, pois os pontos de recarga com cobrança tendem a oferecer um serviço mais aprimorado, solucionando problemas de manutenção e atualização frequentemente encontrados nos carregadores gratuitos.

O carro elétrico cada vez mais acessível

Embora o valor de aquisição ainda seja um obstáculo para muitos, o mesmo têm diminuído significativamente nos últimos anos. Um estudo da Bloomberg NEF aponta que o componente mais caro dos veículos elétricos, a bateria, teve uma redução de 87% de 2010 a 2019. 

Essa queda de preço indica uma tendência de equiparação com os veículos a combustão até 2028. À medida que a tecnologia evolui e os preços se tornam mais competitivos, espera-se que a adoção de carros elétricos se torne uma escolha viável para um número crescente de consumidores.

A previsão do Boston Consulting Group é que um a cada dez carros vendidos no Brasil até 2030 será elétrico, chegando à marca de 1 milhão de veículos elétricos em circulação. A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) sugere que para atender essa demanda, 80 mil pontos de recarga deverão ser instalados.

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Como funciona a cobrança de recargas no Brasil

A cobrança de recargas no Brasil já acontece nos eletropostos de uso público, estacionamentos, condomínios e outros locais. Ela geralmente é feita por minuto e os usuários são tarifados com base no tempo de conexão por meio de um aplicativo da rede de recarga.

Outro modelo de cobrança adotado é o por kWh, com valores variando entre R$ 0,30 e R$ 2,10 por kWh, dependendo da região.

Por exemplo, um Peugeot e-208 GT com uma bateria de 50 kWh e autonomia de 220 km, tem um custo de recarga completa entre R$ 95 e R$ 105.

Para compreender as tendências de tarifação de recargas elétricas no Brasil, é importante analisar outros países que já possuem maior experiência no campo da eletromobilidade.

Como acontece a recarga de carros elétricos no mundo?

Na Europa e nos Estados Unidos, lugares que já experimentam a mobilidade elétrica há mais tempo, as recargas são tarifadas e diferentes redes de recarga exploram esse serviço.

Vale ressaltar que os valores de recarga variam de acordo com a região conforme o custo da própria eletricidade e tipo de estação (lenta ou rápida). Os modelos de cobrança adotados podem ser:

  • valor único por recarga;
  • por minutos;
  • por kWh;
  • taxa fixa mensal.

Em geral, a fórmula para o custo de recarregar um carro elétrico é: 

Valor da cobrança = (CR / RPK) x CPK.

  • CR é gama de carros;
  • RPK é a faixa por kWh;
  • CPK é o custo por kWh.

Além disso, alguns estabelecimentos optam por não cobrar a recarga em si, usando os carregadores como estratégia para atrair novos clientes.

Nos Estados Unidos, o custo da recarga por kWh pode variar de US$0,09 a US$0,35, mas a média nacional é de US$0,14.

A recarga completa de um Tesla Model X, custa em torno de U$15.29, considerando um veículo com uma bateria de 100 kWh e com eficiência de recarga de 85%. 

No Reino Unido, por sua vez, o custo médio para recarregar completamente o mesmo veículo em um ponto público de recarga é de £30. 

Na Alemanha, os postos de recarga cobram aproximadamente €0,40 por kWh, o que equivale a cerca de R$2,25 por kWh. 

A Noruega lidera o mundo na adoção de veículos elétricos. Eles representam mais de 20% dos veículos de passageiros no país e mais de 80% dos veículos novos vendidos. A cobrança pela recarga varia entre Kr$5,00 e Kr$15,00 por kWh, o que equivale a cerca de R$2,10 à R$6,60 por kWh.

Na China, as taxas para carregamento de veículos elétricos variam de de local para local, mas geralmente são definidos em torno de ¥0,6 a ¥1,0 por kWh, o que equivale a cerca de cerca de R$0,40 à R$0,66 por kWh. Em postos de carregamento rápido, este valor pode variar chegar a  ¥1,8 por KWh, cerca de R$1,19.

Benefícios e potencial na cobrança de recargas no Brasil

Em 19 de junho de 2018, a resolução nº 819 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) liberou a cobrança da recarga de veículos elétricos em empresas e estabelecimentos privados. Em 2022, o Brasil deu os primeiros passos em direção à cobrança da recarga pública, com as primeiras empresas já começando a cobrar pelo serviço.

Com a previsão da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Ministério das Minas e Energia (MME), em 2030 serão 180 mil carros eletrificados vendidos por ano. Um dos fatores que podem ampliar essa projeção é a queda do preço dos veículos elétricos impulsionado pelo desenvolvimento de baterias de matéria-prima mais abundantes e econômicas.

Os carros elétricos tendem a ter um custo mais elevado em comparação aos veículos tradicionais movidos a combustão por diversos motivos, um deles é o material da bateria. Os veículos elétricos geralmente utilizam baterias compostas por minerais como lítio, cobalto e níquel, altamente demandados no mercado. Essa demanda contribui para os altos preços dos modelos elétricos.

Entretanto, a evolução tecnológica vai acelerar a popularização da mobilidade elétrica. A consultoria Alvarez & Marsal prevê que até 2028, o carro elétrico vai custar o mesmo que os modelos a combustão no Brasil e nosso país terá mais de 35 milhões de veículos elétricos até 2040, conforme a pesquisa da PwC.

É importante lembrar que carregadores gratuitos também desempenham um papel significativo na expansão da infraestrutura de carregamento e na promoção da adoção de veículos elétricos. No entanto, eles apresentam problemas como:

  • disponibilidade limitada;
  • tempo e fila de espera;
  • velocidade de carregamento mais lenta;
  • carência de manutenção adequada.

O mercado de eletromobilidade continuará em constante crescimento e, à medida que se populariza no país, teremos uma demanda crescente para carregadores mais avançados e rápidos.

Além disso, a cobrança pela recarga de veículos elétricos não é benéfica apenas para o provedor da rede de eletropostos, mas também para o usuário, que passa a contar com um serviço de maior qualidade, conforto, suporte e segurança.

Para complementar a regularização da cobrança de recargas no Brasil, a Resolução Normativa n° 1.000/2021 entrou em vigor para consolidar os direitos e deveres dos consumidores e facilitar o acesso ao serviço de energia elétrica com qualidade e eficiência, reunindo de forma simples e objetiva as responsabilidades dos agentes e os procedimentos a serem seguidos pelos consumidores.

Outra oportunidade para a ascensão de novas redes de recargas é a abertura do Mercado Livre de Energia, mudança promovida pela Portaria 50/2022 do Ministério de Minas e Energia (MME), a empresas de médio porte, incluindo indústrias, empresas de serviços e varejo, que antes estavam limitadas às distribuidoras de energia e possuíam menos flexibilidade na contratação do insumo.

Assim, essas empresas poderão, a partir de janeiro de 2024, escolher seu fornecedor de energia, negociar diretamente preços, quantidades e até mesmo a fonte de geração que melhor se adequa às suas necessidades e objetivos.

Com a possibilidade de otimizar seus custos operacionais, as empresas de médio porte poderão direcionar recursos para a criação de infraestruturas de recarga de veículos elétricos, passando a lucrar com essa atividade.

Confira este resumo sobre oportunidades de negócio, cobrança de recargas e como simplificar esse processo para proporcionar uma melhor experiência aos usuários:

Como realizar a cobrança de recargas de veículos elétricos hoje? 

No desafio de gerir de forma escalável e cobrar por recargas de veículos elétricos, donos de frotas elétricas ou rede de eletropostos podem se deparar com uma série de dificuldades, principalmente se os carregadores são de diferentes fabricantes.

Assim, a VoltBras nasceu para unir tudo que é necessário para facilitar a observação e análise dos dados em tempo real e proporcionar um fluxo de cobrança de recarga de veículos elétricos simples e completo.

Simplificando a tarifação da VoltBras para recargas de veículos elétricos, oferecemos facilidade e segurança. Todas as transações são feitas com cartão de crédito pré-cadastrado e pré-aprovação de crédito, garantindo saldo suficiente. Com tecnologia antifraude, suas operações estão protegidas.

Além disso, nosso sistema permite acesso fácil e rápido a todas as tarifas, datas de alteração, detalhes das recargas e informações relevantes para a gestão da rede. Mesmo com preços diferentes em cada conector, você terá uma visão completa do desempenho de cada um e poderá tomar decisões estratégicas.

Destacamos também o recurso de split payment, que divide os valores recebidos entre os envolvidos no fornecimento do serviço de recarga. Isso proporciona uma receita equitativa para todos os participantes.

Mas além disso, a VoltBras é muito mais que uma plataforma ou um aplicativo

Além de um aplicativo White Label e uma Plataforma de Gestão, somos um parceiro estratégico, trabalhando em estreita colaboração com você para facilitar o desenvolvimento e o crescimento do seu negócio no promissor mercado da mobilidade elétrica.

Presente em toda a América Latina, temos uma ampla experiência nos principais projetos de mobilidade elétrica e estamos preparados para proporcionar monitoramento eficiente, operação simplificada, cobrança inteligente e impulsionar o sucesso e a autoridade do seu negócio.

Com a Solução VoltBras, você foca no que realmente importa: crescer o seu negócio na mobilidade elétrica!

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