Quais são os tipos mais populares de carregador para carro elétrico?

share on facebookshare on likedin
09/06/2020

Você já se perguntou sobre a recarga de um carro elétrico? Ou então imaginou como seria um carregador de carro elétrico?

Conforme explicamos anteriormente, a recarga de um carro elétrico guarda muita semelhança com a de tantos outros dispositivos aos quais estamos acostumados, como o celular.

Veremos que existem modelos diferentes para propósitos diferentes. O carregador que se encontra num shopping center é diferente do carregador que o dono de um carro elétrico terá em sua casa ou à sua disposição no seu condomínio.

O que todos os carregadores têm em comum é a possibilidade de se encaixar na rotina do motorista, permitindo que o tempo de recarga seja otimizado de diferentes formas.

As modalidades mais populares ou mais comuns de carregadores se dividem em 4 tipos:

1. Começamos com os carregadores básicos, conhecidos também como residenciais ou home chargers: servem para as residências por terem um tempo de recarga que pode variar entre 8 e 24 horas.

O objetivo deste carregador é realizar a recarga enquanto o motorista dorme, por isso, na maioria das vezes as recargas são efetuadas no período da noite – o motorista pluga o seu carro elétrico ao carregador antes de dormir e, ao acordar, estará com o carro pronto para rodar.

Repare que este processo não difere muito do que se faz usualmente com os celulares, aproveitando o período da noite para a recarga.

Carro elétrico sendo carregado

O fato de este carregador realizar a recarga em algumas horas não significa que é um carregador ruim ou inferior aos carregadores mais rápidos. O tempo de recarga deste tipo de carregador foi pensado especificamente para a ocasião descrita acima, permitindo que seja feita durante o pernoite.

Por ter um bom período para recarregar, o carregador não necessita de uma potência muito grande, o que colabora na questão do preço, mantendo acessível e economicamente viável.

Além disso, este tipo de carregador pode vir com o próprio carro elétrico no momento da compra, visto que tem uma estrutura simples de ser utilizada, como você pode ver na imagem acima.

2. Em seguida, temos os carregadores urbanos ou públicos: classificados por alguns fabricantes como sem-rápidos, são considerados de potência média e realizam uma recarga de 80% da bateria num período entre 2 horas e meia a 5 horas.

Este tipo de carregador é o ideal para shoppings, locais de trabalho e redes de estacionamento, principalmente as localizadas em regiões de comércio e outros locais que o motorista frequenta e passa um tempo.

A proposta do carregador urbano é a de aproveitar o tempo que se gasta em um shopping, por exemplo. Comumente as pessoas passam essa quantidade de tempo em estabelecimentos – shoppings, supermercados, locais de trabalho – que podem oferecer a recarga em suas vagas rotativas, conforme a imagem abaixo demonstra.

Carro elétrico sendo carregado

Logo, temos aqui mais um exemplo da recarga do carro elétrico se integrando ao dia-a-dia do seu motorista, com diferentes tipos de carregadores para os diferentes momentos.

O carregador urbano também pode ser muito útil para condomínios que têm moradores interessados em realizar a recarga, mas sem a disponibilidade de modificar toda a estrutura elétrica do prédio para cada morador ter o seu carregador – principalmente por conta do custo elevado desta mudança.

A opção então, seria de instalar carregadores compartilhados, permitindo que os moradores realizem sua recarga em algumas horas, dentro do seu condomínio.

É necessária uma logística para a recarga compartilhada, garantindo que cada morador tenha seu tempo de recarga e seja cobrado somente pelo seu uso do carregador.

Esta logística é fornecida pelo sistema de gestão para condomínios Voltbras.

3. Também temos os carregadores rápidos, de alta potência: estes carregadores são capazes de realizar a recarga num intervalo de 30 minutos até 1 hora e meia.

Os carregadores rápidos estão presentes principalmente nas rodovias, em postos de gasolina e conveniências, e nas eletrovias. Repare que estes são locais nos quais o motorista passa, mas com o objetivo de fazer uma rápida parada, para um lanche, por exemplo, e seguir viagem.

Este modelo de carregador, por realizar uma recarga mais rápida, trabalha com potências mais altas e demanda uma estrutura maior, consequentemente, tem um custo maior.

Carro elétrico sendo carregado

4. Por último, mas não menos importante, temos os ultra rápidos ou fast chargers: com estes equipamentos, o tempo de carregamento para um alcance de 200 km é de apenas 8 minutos.

A primeira rede de recarga ultrarrápida de veículos elétricos da América Latina será construída ainda em 2020 no Brasil pela EDP, em parceria com Audi, Porsche e Volkswagen. Os fornecedores dos carregadores serão ABB, Electric Mobility Brasil e Siemens.

Para se ter uma ideia, o tempo médio do abastecimento de um carro combustão é de 5 minutos. Ou seja, um carro elétrico poderá ser carregado quase no mesmo tempo em que se enche o tanque.

Carro elétrico sendo carregado

Este é um exemplo de carregador ultrarrápido, que deverá fazer parte de uma rede ultrarrápida. Foi desenvolvido pela EDP em parceria com Audi, Porsche e Volkswagen. Créditos da foto: EDP.

Vale destacar, ainda, que o tempo de recarga pode variar de acordo com o modelo do carro elétrico.

Pode-se realizar a recarga em um carregador com uma potência alta, cuja proposta é carregar rapidamente o veículo, e mesmo assim ter uma recarga de duração maior do que a esperada.

Isso acontece porque, se o carro elétrico não tiver a capacidade de suportar a potência, a recarga se dará de forma mais lenta. Também é importante destacar que existem muitos tipos de carregadores para carros elétricos, com diferentes modelos e propósitos para cada um.

Então, os tipos de carregador mais comuns de se encontrar são 4: carregadores básicos, residenciais ou home chargers, urbanos ou públicos, rápidos e os ultrarrápidos ou super charge. Cada um tem um tempo de recarga e propósito diferente. Todos eles têm o intuito de se encaixar à rotina do motorista de carro elétrico.

A Voltbras acredita que a recarga do carro elétrico deve ser simples, por isso desenvolve soluções que a facilitam ainda mais. Saiba mais clicando aqui.

Ficou interessado?

Tire dúvidas e realize cotações pelo formulário abaixo, ou nos envie um email.

Assunto