Qual a diferença do software que vem com o carregador e o da Voltbras?

share on facebookshare on likedin
15/10/2021

Os carros elétricos são a nova tendência crescente no Brasil. Veículos convencionais geram energia para se locomover através da queima de combustíveis fósseis, e essa combustão emite gases tóxicos que contribuem para o aquecimento global. Os efeitos desta ocorrência já são discutidos de maneira ampla, e muitos consumidores adotam carros elétricos como solução para a sustentabilidade.

As empresas que trabalham com frotas têm seguido esta tendência e optado por eletrificar seus veículos. A realidade sustentável já está presente em várias empresas de grande porte, como Mercado Livre, Uber e Ifood. Na busca pelo modelo ideal para a escalabilidade do seu negócio elétrico, a infraestrutura do eletroposto é parte essencial.

No desafio de gerir de forma escalável uma frota elétrica ou uma rede de eletropostos, passa-se pelo ponto de comunicação com os carregadores, haja vista que só através desta comunicação e de uma gestão ativa dos equipamentos se pode obter dados e métricas sobre a operação, melhorando os pontos necessários.

As melhores práticas de mercado utilizam softwares para acompanhar e gerir eletropostos, com duas principais opções, o software que é embarcado no equipamento e softwares/plataformas de gestão de empresas especializadas, desvinculadas de um aparelho específico.

É esse programa possibilita a troca de informações entre eletropostos e àquele que gere a frota ou rede de recarga. Atualmente, os softwares inclusos nos carregadores existentes no mercado oferecem várias funções, como programar o início e o fim da recarga, o power sharing, cujo objetivo é dividir a potência disponível de maneira uniforme para todos os carros conectados, além da disponibilidade de cartões RFID, utilizados para desbloquear o carregador.

Em uma empresa responsável por gerir diversos carregadores, seja de uma rede de recarga ou de uma frota elétrica, um desafio relevante está na gestão unificada dos carregadores.

Tomando como exemplo um contexto no qual se tem carregadores de fabricantes diversos, caso se dependa do software específico embarcado em cada eletroposto, haverá certa dificuldade em gerir todos eles de forma eficiente, reunindo informações padronizadas, visualizando dados de forma simples e centralizada, independente do seu fabricante. Apesar do software de fábrica ser eficiente, em grande escala pode causar problemas devido às funcionalidades variarem de acordo com a sua origem. Devido a isto, é importante ter uma plataforma que una todo o necessário para facilitar a observação e análise dos dados coletados dos eletropostos, além de possibilitar economia de tempo e portanto, de dinheiro.

Com uma tecnologia especializada em gerir eletropostos é possível, em um único lugar, saber da situação de todos os eletropostos, independente da marca: tempo de recarga; horário de início e fim; quantidade de energia consumida; dados de quem fez a recarga; qual foi o conector utilizado; índices de utilização de cada eletroposto; dados completos sobre todos os eletropostos e seu aproveitamento; alarme de falha nos equipamentos; possibilidade de receber feedback do cliente final, tudo em tempo real. Através da solução oferecida pela Voltbras, isso já é realidade.

A solução Voltbras oferece a praticidade que todos procuram. Nossos serviços seguem o protocolo de comunicação internacional, o Open Charge Point Protocol (OCPP), método compatível com equipamentos dos principais fabricantes do mundo, e isso permite o/a: trabalho conjunto entre os carregadores diversos, escalabilidade para milhares de pontos, maior segurança para gestores, monitoramento das estações e controle sob o carregador. Além disso, possibilitamos o acesso de toda rede através de um único portal, gestão unificada de usuários, análise facilitada de métricas, canal direto de comunicação com o usuário por meio de um aplicativo, dentre outras funcionalidades.

O uso de uma plataforma única é a chave para uma gestão segura, fácil e descomplicada. Sem os obstáculos de ter que lidar com vários softwares diferentes, as informações são claras, unificadas e padronizadas.

O cenário internacional é avançado em diversos sentidos, e nós, da Voltbras, temos a missão de trazer a mesma qualidade para a América Latina. A Plataforma de Gestão e Operação Voltbras é ideal para quem aposta na mobilidade elétrica e busca a melhor forma de gerir sua operação no presente. Nossa tecnologia em gerenciamento de recargas é disponibilizada no formato de aplicativo para motoristas e plataforma de gestão para operadores, de forma a elevar seu negócio para o próximo nível.

Ficou interessado?

Tire dúvidas e realize cotações pelo formulário abaixo, ou nos envie um email.

Assunto