Como escolher seu carregador

Como escolher seu carregador

share on facebookshare on likedin
26/07/2022

A escolha do carregador ideal é um dos tópicos mais relevantes da mobilidade elétrica, pois é essencial para que outras partes da logística funcionem de acordo com a sustentabilidade do negócio. Este equipamento pode ser encontrado em diferentes versões, e neste artigo, iremos listar os modelos oferecidos pelo mercado, assim como as formas de conexão via internet disponíveis para a sua instalação. Essas informações o guiarão para a compra do carregador que melhor se adeque a sua operação.

Qual é a melhor conexão?

A conexão dos carregadores com o sistema utilizado pelo gestor pode ser estabelecida de formas distintas: wifi, chip ou via cabo. Isso varia de acordo com as aspectos da sua operação. O cabo, por exemplo, é a melhor opção, se o negócio for em uma garagem de condomínio ou centro logístico.

Em outros casos, como em uma operação pública, a alternativa mais acertada talvez seja o uso de um chip de internet. Este dispositivo é uma tecnologia móvel, ideal para aqueles que possuem sua base em um local com uma conexão precária de wifi e de internet cabeada.

A conexão wifi é possível quando a instalação é feita em locais abertos e cuja conexão pode ser estabelecida de forma estável.

Os modelos de carregadores

Carregadores com OCPP

No momento atual do mercado, os carregadores comercializados podem vir com ou sem a integração ao OCPP. O Open Charge Point Protocol (OCPP), é o protocolo padrão e aberto para a comunicação entre pontos de recarga e um sistema central. É o método compatível com os equipamentos dos principais fabricantes do mundo, e isso permite o/a:

- Trabalho conjunto entre os carregadores diversos

- Escalabilidade para milhares de pontos

- Maior segurança para gestores

- Monitoramento das estações

- Controle sob o carregador

- Gestão unificada de usuários

- Análise facilitada de métricas

- Canal direto de comunicação com o usuário por meio de um aplicativo

- Não ter exclusividade com nenhum fabricante

- Protocolo mais seguro

Além disso, por ser um protocolo padronizado, se um carregador com OCPP o respeita de ponta a ponta, o seu funcionamento será o melhor possível, pois as plataformas de gestão ofertadas no mercado trabalham dentro dessa configuração.

Por conta de todas essas vantagens, é vital ter um modelo compatível com o OCPP, ainda mais ao saber que a diferença de preço não é expressiva, comparada aos outros que não utilizam esse sistema.

Carregador com slot de chip integrado

Neste modelo de carregador é possível inserir diretamente o chip da internet no equipamento, por meio da placa de rede. Este componente é responsável por controlar todo o envio de dados através da rede. Além disso, é possível que este modelo se conecte ao wifi, o que pode variar de acordo com o fabricante.

A vantagem deste tipo de modelo é que pode se comunicar em locais sem acesso a internet via wifi ou cabo, já a desvantagem seria a limitação da transmissão de dados, caso instalado em locais que bloqueiem o sinal, como garagens, por exemplo.

Carregador RJ45 com porta ethernet e placa de rede com wifi

Este tipo de carregador foi desenvolvido para a utilização exclusiva do wifi e internet cabeada, por isso, não possui slot para chip. Sua vantagem é que pode ser instalado em locais onde pode ocorrer bloqueio de sinal, mas não naqueles em que há a sua restrição, situação comum em postos de combustível e eletropostos localizados em estradas mais remotas.

Contudo, é possível driblar essa limitação caso seja instalado um modem com o chip, uma vez que o modem gera uma rede wifi própria, capaz de ser transmitida por um cabo até o carregador. Importante ressaltar que, sozinho, este modelo de carregador não consegue estabelecer esse tipo de conexão.

Carregador RJ45 com placa de rede com wifi sem porta ethernet

Esse tipo de carregador não possui slot para chip, nem porta ethernet, portanto, é necessário que no local da instalação tenha uma conexão wifi, o que pode limitar sua utilização.

Alguns modelos também podem vir acompanhados do chip do fabricante, e os próprios recomendam que, nesse tipo de situação, seus próprios sistemas sejam utilizados, o que garante uma conexão segura e estável, porém sem a possibilidade de alterar as configurações.

Dúvidas que podem surgir

Diante de todas essas informações, algumas dúvidas podem surgir na hora da compra, são algumas delas:

Nos modelos em que eu preciso utilizar meu modem, onde posso colocá-lo? Há espaço dentro do carregador?

Sim, porém depende do modelo, pois cada um apresenta uma carcaça diferente, às vezes os carregadores até já podem vir com um espaço próprio para o modem. Só é preciso ter cuidado, pois alguns têm uma carcaça de metal, que pode bloquear o sinal do dispositivo. Nesse cenário, a solução seria posicionar a antena para fora do carregador.

Quase todos os modelos possibilitam a conexão por chip, a principal vantagem desses modelos é o controle da conexão e a segurança VPN? O que seria a VPN?

O Virtual Private Network, ou VPN, é responsável por estabelecer uma conexão de rede segura ao acessar redes públicas, pois criptografa em tempo real seu tráfego de internet e oculta sua identidade online.

Por isso, o VPN é a forma mais segura de se comunicar, pois não acessa a internet de forma pública, e só disponibiliza os dados ao seu proprietário e a quem ele autorizar, o que dificulta o vazamento de informações sensíveis dos clientes.

Além disso, por meio do VPN é possível acessar os carregadores conectados a uma plataforma de gestão remotamente. No caso da Voltbras, essa integração é feita através de um chip.

Ao possuir mais de um carregador, posso conectá-los utilizando o modem?

Sim, a depender da capacidade do chip, e da conexão estabelecida, seja ela via wifi ou modem.

Configuração do carregador

Depois de estabelecida a conexão, como é feita a configuração do carregador?

Cada fabricante vai ter um padrão próprio para configurar seus carregadores, que pode variar entre possuir uma plataforma acessível através de um computador, capaz de executar a configuração via wifi ou cabo, ou ter um aplicativo, que se comunica com o carregador, coleta os dados necessários e o configura.

Para facilitar esse processo, a Voltbras detém um manual de carregadores homologados, que no geral, precisam das mesmas informações para se comunicarem com a internet, e direcionarem essa comunicação para o servidor da empresa.

Alguns fabricantes têm um software de gestão próprio, ele não substitui o oferecido pela Voltbras?

Não, pois, quando o objetivo é expandir o potencial do seu negócio, o software de fábrica se mostra limitado, uma vez que não capta todos os dados, não permite a interoperabilidade entre os modelos de outros fornecedores, não é capaz de executar o pagamento das recargas e nem acessar o roaming.

Por isso, é vital focar em soluções que ofereçam todos os dados necessários para viabilizar a escolha do melhor carregador para o seu modelo de negócio, como a Voltbras já oferece.

Quer saber mais sobre as especificações técnicas dos carregadores? Clique aqui.

Para saber mais sobre a diferença do software disponibilizado pela Voltbras dos outros disponíveis no mercado, clique aqui.

Interessado em adquirir o carregador ideal para a sua operação? Entre em contato com nosso time comercial!

Ficou interessado?

Tire dúvidas e realize cotações pelo formulário abaixo, ou nos envie um email.

Assunto