Como buscar parceiros para eletrificar frotas

Como buscar parceiros para eletrificar frotas

share on facebookshare on likedin
21/01/2022

As frotas elétricas dominam cada vez mais o mercado mundial. De acordo com uma matéria divulgada pelo site Exame, em 2021, cerca de 740 veículos elétricos foram produzidos no Brasil, assim como 13.000 híbridos, conforme os dados fornecidos pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Estas informações passam a ser mais do que números no momento em que empresas de grande porte, como a Seara, por exemplo, já operam com um caminhão 100% elétrico.

Outro caso similar é o da Magazine Luiza, na qual dezenas de veículos elétricos já operam de forma eletrificada. Segundo Grasiella Nascimento, gerente de Transportes do Magazine Luiza: “Estamos dando o primeiro passo aqui, mas queremos estimular que os transportadores que trabalham conosco migrem cada vez mais para veículos elétricos”.

Tal qual as empresas citadas, muitas outras já operam com veículos elétricos, não só por conta de sua performance, mas também pelo seu impacto ambiental. O fato de não emitirem gases poluentes, possuírem melhor aproveitamento energético, não gerarem calor ou barulho excessivo e exigirem menos manutenção, indica para todos que o futuro já é uma realidade.

Porém, assim como toda inovação que está em seus primórdios, a operação de frotas elétricas apresenta desafios. No caso do Brasil, há uma demanda não suprida de recargas para atender o crescente número de frotas. Para aqueles que necessitam realizar rotas entre cidades diferentes, ainda que próximas, existe a insegurança de não chegar ao destino sem percalços, pois ainda que se programem com a instalação de pontos de recarga estratégicos, na eventualidade de congestionamentos ou desvios necessários, o motorista pode encontrar-se desamparado. Nestas ocasiões, principalmente, eletropostos em rota seriam necessários para viabilizar por completo as operações.

Além disso, muitos que querem ingressar no mercado da mobilidade elétrica não prestam a devida atenção a um elemento essencial: a gestão. Sem uma gestão adequada, a operação é dificultada em vários níveis, pois não é possível controlar a quantidade de energia que está sendo consumida, saber o histórico dos usuários e veículos em cada eletroposto, traçar rotas produtivas, ter o histórico completo de recargas, dentre outros aspectos. A falta deste gerenciamento também afeta a escolha dos fornecedores ideais, visto que, sem ter o conhecimento da quantidade de energia e recargas que ocorrem em nível diário, assim como a taxa de uso dos eletropostos disponíveis, é difícil identificar se os eletropostos estão sendo aproveitados de forma eficiente, ou se está na hora do negócio escalar para um investimento maior em infraestrutura.

Portanto, é importante, antes de tudo, que a gestão da frota elétrica seja um tópico discutido pela equipe, para que se evitem imprevistos e, sobretudo, para que se conheça cada detalhe da operação desde o início, permitindo que esteja bem alinhada e facilitando melhorias e futuros investimentos.

Além deste aspecto, neste artigo iremos destacar 3 formas de a sua empresa buscar os melhores fornecedores para sua frota elétrica:

- Contacte os fornecedores

No mercado da mobilidade elétrica, os fornecedores podem ser segmentados em:

Carregadores: Aqueles que comercializam os equipamento de recarga para veículo elétrico. Alguns exemplos de empresas que disponibilizam esses produtos são: EDP, Neonergia, Effix, ABB, eWolf, Schneider, Delta e diversos outros. É sempre importante se atentar às especificações técnicas antes de realizar a compra.

Veículos: Como já citado, são os que disponibilizam os caminhões, vans e utilitários para as empresas. Para comprar, é possível entrar com contato diretamente com a Jac Motors, BYD ou Renault.

Além da venda, um modelo que está bastante em alta é a locação dos veículos e, para isso, existem diversas empresas como Unidas ou PontoOn.

Softwares: Estes são responsáveis por oferecer soluções que auxiliem na gestão e na operação de recarga dos veículos elétricos. Este é um dos serviços prestados pela Voltbras, através da Plataforma de Gestão e Operação e do aplicativo.

Estes segmentos se complementam, pois unem a infraestrutura física necessária, com os carregadores, veículos e eletropostos, e a digital, importante por sua capacidade de manter o bom funcionamento do todo através da gestão. A busca por bons fabricantes é essencial, através dela é possível determinar a qualidade dos produtos, confiabilidade dos serviços e se eles irão atender a demanda da empresa.

- Busque Referências

Apesar da internet estar cheia de informações úteis, as que se referem aos veículos elétricos ainda não são consolidadas. Por isso, é essencial, além da pesquisa online, conversar com empresas que já estão inseridas neste meio para ouvir as dicas e recomendações de fornecedores e parceiros, a fim de aprender com suas experiências, tanto positivas quanto negativas.

Além disso, é importante solicitar testes aos fornecedores de todos os equipamentos e integrações, a fim de validar o que foi acordado. Por fim, para realizar a instalação dos carregadores, é vital contratar uma empresa que domine o assunto, pois existem diversas normas a serem atendidas, ainda mais se o número de carregadores a serem instalados for expressivo. Essas precauções irão alinhar os próximos passos do que deve ser feito para a empresa.

- Frequente Eventos do Nicho

Nestes eventos haverá a oportunidade de conhecer diversas empresas, fazer networking e conhecer boas práticas do mercado, que podem ajudar a desenvolver um olhar mais crítico sobre a própria operação.

Acontecem diversos eventos durante o ano, presencialmente em diversas cidades, também online. É importante selecionar os mais atrativos e participar, visto que são ótimas fontes de informação e de conhecimento do mercado.

Todo o processo de busca dos parceiros certos para atuar na mobilidade elétrica é muito importante para que os novos entrantes conheçam o seu espaço no mercado e quem pode lhes auxiliar a chegar onde querem.

A Voltbras, além de desenvolver tecnologia de ponta para a mobilidade elétrica, conta com uma ampla gama de parceiros no Brasil e na América Latina toda, facilitando o desenvolvimento de diversos negócios.

Ficou interessado?

Tire dúvidas e realize cotações pelo formulário abaixo, ou nos envie um email.

Assunto