Como a Voltbras ajuda a desenvolver novos negócios na mobilidade elétrica?

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10/06/2021

Quando se fala da construção de novos negócios, independente de qual seja, há sempre a indispensável etapa inicial de conhecimento do mercado, identificação do problema a ser resolvido, do cliente ideal a ser buscado e da construção dos detalhes envolvendo o produto ou serviço a ser oferecido.

Na mobilidade elétrica não é diferente. Existe também a importante etapa inicial de estudo e entendimento de todas as variáveis envolvendo o novo negócio.

O rápido crescimento do mercado de mobilidade elétrica não passa despercebido para empresas e empreendedores e, recentemente, tem-se percebido uma grande quantidade deles buscando atravessar esta etapa inicial da construção do negócio.

Diariamente novos entrantes buscam conteúdo e direcionamento para entender as oportunidades existentes e para se posicionarem o quanto antes, na intenção de aproveitar a onda de crescimento esperada na eletromobilidade.

Dentre os que se empolgam com um setor em crescimento e cheio de oportunidades, existem aqueles que esbarram com a dificuldade em avançar num cenário repleto de dúvidas e carente de informações.

Quando existe a falta de informações confiáveis para entender o contexto da eletromobilidade, é natural que não se consiga avançar na estruturação de uma empresa, produto ou serviço para atendê-lo.

Além da dificuldade em obter informações apuradas sobre o mercado, outro fator que pode ser prejudicial para os iniciantes é a tendência de especialização que já se observa no mercado.

Entendendo o mercado e como se posicionar

Até pouco tempo era comum encontrar empresas que atuavam na venda, instalação, operação e criação de redes de eletropostos para os diversos ramos (condomínios, frotas, pontos comerciais), quase tudo ao mesmo tempo.

Agora, por outro lado, o mais usual é encontrar empresas focadas em um produto ou serviço específico para um público determinado, como operação e manutenção de eletropostos em eletrovias, por exemplo.

Similarmente à falta de informações, a especialização do serviço na mobilidade elétrica em detrimento da generalização dificulta a entrada de players, haja vista que estes precisam não apenas entender o contexto geral do mercado, mas também analisar com cautela, dentro da conjuntura maior, qual é a frente que buscarão atender e qual é o público ideal para isso.

Forma-se, assim, um cenário complexo para quem busca entrar na eletromobilidade, no qual a disseminação de informação e a educação do público são estratégicas, afinal, quanto maior o número de empresas e interessados no mercado, mais ele cresce e se desenvolve, beneficiando a todos.

Por que a Voltbras consegue obter sucesso para os seus clientes e parceiros?

Pensando especificamente em facilitar o desenvolvimento de novos negócios, a Voltbras também atua na frente de assessoria para empresas e empreendedores que desejam explorar negócios no ramo, além da entrega de conteúdo para desmistificar o universo da mobilidade elétrica.

Com anos de experiência no mercado, parcerias estratégicas já estabelecidas e participação ativa na construção dos principais projetos do setor em âmbito nacional, a Voltbras adquiriu conhecimento sobre as diferentes verticais da mobilidade elétrica, e teve a oportunidade de ver inúmeras iniciativas obtendo ou não o sucesso.

Além disso, ao longo da jornada percorrida para se posicionar como um backend provider (este conceito é explicado aqui), outros modelos de negócio foram testados e estudados de maneira exaustiva, tanto sob a perspectiva comercial quanto sob a de produto.

Como consequência do intenso exercício de compreensão do mercado e das experiências que teve, a Voltbras adquiriu uma visão estratégica para os diferentes modelos de negócio na mobilidade elétrica, de forma a se tornar parceira na sua construção para outros players relevantes.

Assim, juntou-se a demanda por conhecimento das novas empresas com a experiência adquirida para dar início a um processo de trabalho em conjunto, com a Voltbras e os novos negócios.

Como funciona o grupo de trabalho conjunto?

O passo inicial na construção de um empreendimento robusto na mobilidade elétrica é justamente o entendimento das possibilidades em torno do modelo de negócio a ser explorado, juntamente de um exercício para compreensão das ambições e metas que se busca atingir, além do entendimento das principais forças e fraquezas da empresa ou empreendedor. Com todas estas frentes estudadas, pode-se chegar a um modelo de negócio ideal.

Nesta etapa é especialmente importante contar com a contribuição de quem tem experiência no mercado, pois insights relevantes acerca das tendências e realidades observadas costumam surgir. É comum ver estratégias pensadas antes dos grupos de trabalho serem totalmente revistas a partir das contribuições feitas.

Tendo entendido o direcionamento desejado para o negócio com vistas às demandas do mercado, passa-se a uma importante fase de conexão com os parceiros ideais para alavancar o empreendimento. Neste momento a Voltbras faz uso da sua rede de parceiros para conectar os mais alinhados ao novo negócio.

Aqui, o principal objetivo é permitir que a futura empresa inicie sua operação cercada dos melhores produtos e serviços para seu cliente final, portanto, novos negócios são formados e novas parcerias estabelecidas.

Chegando à parte final do processo, são analisadas as formas de monetização do produto ou serviço, com a contribuição no que tange aos padrões de consumo observados no mercado, aos feedbacks já colhidos e aos aprendizados tidos pela Voltbras.

É possível aprofundar até se encontrar o preço e forma ideal para monetizar o negócio. Faz-se uma análise detalhada dos custos envolvidos na operação, do tempo esperado para retorno do investimento, do volume de vendas mapeado, entre outras variáveis. O objetivo é encontrar a forma ideal de viabilizar o negócio.

Ao fim do período de trabalho, tem-se uma compreensão do mercado, um posicionamento claro para a empresa, uma forma ideal de monetização e um perfil de cliente estabelecido, além da conexão com os parceiros estratégicos para tornar tudo isto possível.

Este projeto é mais uma das formas através das quais a Voltbras cumpre seu propósito de desenvolver e acelerar negócios na mobilidade elétrica. Para atingir tal propósito, vai além do fornecimento de sua tecnologia inovadora e se propõe a desenvolver o mercado através da mentoria para empreendedores da mobilidade elétrica, pois quando os parceiros prosperam, a Voltbras também alcança novos patamares.

Gostaria de saber mais sobre como funciona um grupo de trabalho em conjunto com a Voltbras para a mobilidade elétrica? Entre em contato aqui.

Texto por Ana Luíza Berti, Diretora Comercial na Voltbras.

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