Como a mobilidade elétrica pode rentabilizar seu negócio

Como a mobilidade elétrica pode rentabilizar seu negócio

share on facebookshare on likedin
29/07/2022

A mobilidade elétrica é um tópico em ascensão no mercado atual. Cada vez mais os veículos elétricos são adotados por empresas que desejam, além de aderir a pauta da sustentabilidade, investir em um modelo que ditará o futuro dos negócios. Isso pode ser comprovado pelo gasto expressivo em infraestrutura, que pode ultrapassar os milhões de dólares nas próximas décadas, e a preferência do público por veículos elétricos, apesar do seu custo ser mais elevado em relação aos convencionais.

Com essa expansão acelerada, muitas dúvidas podem surgir, em especial aquelas ligadas à rentabilidade do negócio frente ao avanço da mobilidade elétrica. Neste artigo, iremos trazer algumas possibilidades de rentabilizar sua empresa no panorama elétrico.

Cobrança de recargas no Brasil

Através da nova normativa 1000, que contempla a resolução 819 de 2018 da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, o Brasil está preparado para cobrar pela recarga de veículos elétricos, e já o faz em alguns pontos de recarga públicos. O valor é baseado em quantos kWh o veículo consome, pelo tempo que permanece conectado ao carregador. A partir disso, surge a oportunidade de gerar lucros através desta nova demanda, assim como novos fatores a serem analisados com cautela.

Apesar do grande potencial, quem estiver interessado nesta atividade deve estar atento a sua perspectiva tributária, e investir em uma tecnologia confiável para executá-la, pois permite a aquele que opera a rede de recargas a facilidade de, com poucos cliques, inserir tarifas distintas para os diferentes tipos de conectores, visto que o processo de recarga pode diferir entre eles, bem como tarifas diversas para os eletropostos, uma vez que os valores podem variar de acordo com o ponto no qual o eletroposto está localizado e com o público que o acessa, e ter as novas tarifas operando em tempo real, em toda a rede, seja ela de uma dezena ou milhares de eletropostos.

Lucre com o aluguel de espaços para veículos elétricos

Caso o empreendedor ainda não se sinta apto a lidar com as tarifas e investir na tecnologia necessária para gerenciar as recargas, é possível lucrar com os espaços destinados aos veículos elétricos. Em espaços públicos, como shoppings, supermercados e postos de combustíveis, o consumidor desprende um período de tempo considerável e o veículo elétrico permanece em um mesmo local.

Essa situação torna o aluguel de espaços para veículos elétricos uma opção viável, lucrativa e que não lida com a burocracia envolvida nas diferentes tarifas relacionadas às recargas.

Adquira sua própria infraestrutura de pontos de recarga

Ao adquirir sua própria infraestrutura, existe a possibilidade de expandir suas atividades além da base de operações, e firmar parcerias com outras empresas que necessitam deste serviço. Por exemplo, proprietários de estabelecimentos comerciais podem sentir a necessidade de instalar pontos de recarga, visto a demanda crescente de veículos elétricos.

Além desse perfil, também é viável ofertar este serviço para condomínios, frotas, e redes regionais ou municipais, cujo objetivo é desenvolver a infraestrutura de recarga para suportar os casos de uso mais comuns, como nas cidades mais frequentadas daquela região, normalmente as que são polos turísticos ou econômicos, ou então em locais específicos de grande circulação, tais como shopping centers, centros comerciais e concessionárias de veículos de alto padrão.

Ao adicionar outra visão de negócio, no caso das redes de maior alcance, é viável a busca por cobrir as rotas mais percorridas pelos usuários de veículos elétricos, tal qual o trecho Rio - São Paulo. Nestes trechos, entende-se que o cliente estará em viagem e, por isso, buscará uma recarga mais ágil e um certo tipo de serviços, como as lojas de conveniência.

A rentabilidade da sua empresa tem muito a ganhar com o avanço da mobilidade elétrica, e a Voltbras está presente para auxiliar seu empreendimento em todas as etapas. Além da sua Plataforma de Gestão e Aplicativo White Label, a startup de tecnologia focada na gestão de eletropostos para veículos elétricos, agora fornece mais um meio de esclarecer o quanto as corporações têm a ganhar com a adição dos pontos de recarga, a partir do desenvolvimento de uma forma de calcular o lucro exato gerado por eles.

O cálculo é feito a partir de um formulário, em que o gestor adiciona alguns dados relacionados a:

A partir disso, a planilha oferece o custo e a receita operacional total anual e o tempo que irá levar para o payback do investimento, assim como o lucro gerado pelos eletropostos.

Ficou interessado em utilizar nossa calculadora e descobrir quanto seus eletropostos podem faturar? Saiba mais ao clicar neste link.

Ficou interessado?

Tire dúvidas e realize cotações pelo formulário abaixo, ou nos envie um email.

Assunto