Cases para entender como o setor elétrico abraça a mobilidade elétrica

Cases para entender como o setor elétrico abraça a mobilidade elétrica

share on facebookshare on likedin
25/04/2022

EDP e a recarga ultrarrápida de veículos elétricos no Brasil

A EDP é detentora do projeto da primeira rede de recarga ultrarrápida de veículos elétricos da América Latina, em parceria com Audi, Porsche e Volkswagen. Isso possibilitou o abastecimento em minutos e, ao formar eletrovias, trouxeram uma oferta B2C para o mercado de frotas elétricas sem precedentes. Tal projeto fomentou uma parceria entre a empresa portuguesa e a Unidas, empresa de aluguel de carros, conforme noticiado pelo O Globo ainda em 2020. “A adoção das frotas elétricas traz uma série de vantagens para os clientes, que têm a possibilidade de reduzir custos ao mesmo tempo que dão sua contribuição para melhorar a qualidade do ar nas cidades e para conter o avanço das mudanças climáticas”, afirma Carlos Andrade, vice-presidente de Estratégia e Novos Negócios da EDP.

Infraestrutura dedicada, Energia solar e Mercado Livre de Energia

A EDP ainda fornece os projetos de engenharia e instalação completa na modalidade 'turn-key' incluindo a venda de carregadores elétricos, cabos, eletrodutos, painéis, transformadores e avaliações sobre adequação elétrica na subestação e aumento da demanda de potência.

O cliente ainda tem a opção de economizar na energia da sua empresa e abastecer os veículos elétricos usando uma fonte limpa e renovável com um parque energético de energia solar para produção e consumo próprio de energia. Se não for aplicável, o cliente poderá migrar para o mercado livre e adquirir um contrato de energia com previsibilidade de orçamento, de livre escolha de fornecedor. Desta forma, otimiza a operação da empresa com consumo no horário de ponta e obtém a redução de custos de até 30%, a depender do momento da compra de energia.

Neoenergia e seus projetos para o futuro

A Neoenergia é outra empresa que está há mais de duas décadas no mercado brasileiro, parte do seu sucesso devido à forte estratégia focada na venda de energia e serviços. Algo a ser destacado é sua parceria recente com a WEG, empresa multinacional brasileira especializada na fabricação e comercialização de motores elétricos, com o objetivo de revender carregadores para condomínios, frotas e pontos comerciais.

O Corredor Verde, maior projeto de mobilidade elétrica do Nordeste, objetiva criar o primeiro corredor de eletropostos do Nordeste, com 18 pontos de recarga ao longo de 6 capitais e 70 municípios, sendo 12 destes de recarga rápida em rodovias, e 6 em shoppings.

A expertise internacional da Neoenergia é utilizada no Brasil para criar propostas inovadoras, que já contribuem para a expansão da mobilidade elétrica e pavimentam novas oportunidades para as frotas, com sua oferta de eletrovias e venda de projetos completos com os carregadores inclusos.

As vantagens da energia elétrica

Como já podemos visualizar, o uso da energia elétrica em veículos é o futuro, pois suas vantagens são diversas:

É Sustentável

O uso da energia elétrica é sustentável, ao contrário do já conhecido combustível fóssil, uma vez que sua geração não emite poluentes, suas instalações são mais simples de serem construídas e o impacto ao meio ambiente é quase nulo, além de ser renovável.

Além disso, sua utilização é favorável à pauta ESG, cada vez mais presente no meio. A sigla consiste na estratégia que reúne uma série de critérios ambientais, sociais e de governança de uma empresa, essenciais em análises de risco e decisões de investimentos.

Baixo Investimento

Apesar do alto custo para a aquisição da infraestrutura necessária para gerar a energia, como é o caso da solar, por exemplo, o custo a longo prazo é menor, pois a manutenção é mínima.

Se considerarmos a solar, o investimento inicial é quitado em 4 a 5 anos, e a depender da vida útil do sistema, a economia pode durar cerca de 25 anos. Ou seja, ela é 4 vezes maior do que o capital inicial investido.

Maior capacidade de replicação

Pela facilidade da energia elétrica ser transportada, os veículos elétricos podem ser recarregados em diversos espaços comerciais, como shoppings e supermercados. Além da facilidade maior do que a oferecida por um posto de combustível convencional, os eletropostos podem ser utilizados por mais tempo, uma vez que a permanência dos usuários nesses lugares é maior.

Ou seja, o modelo oferecido pelo uso da energia elétrica é mais fácil de ser replicado pelo território nacional, por seu menor custo e porte da infraestrutura, além de possibilitar a adesão de outras fontes de lucro, através da parceria com proprietários de estabelecimentos comerciais.

O futuro é elétrico

Portanto, o setor elétrico só cresce diante das oportunidades geradas pela adesão do uso da energia elétrica. Com grandes empresas do meio já dispostas a lançar propostas e projetos, o que podemos esperar nos próximos anos é ainda mais inovações na mobilidade elétrica brasileira.

Para saber de quais formas a eletromobilidade irá impactar todo o setor elétrico, é só acessar o link.

Sobre a Voltbras

A Voltbras desenvolve soluções inteligentes para o gerenciamento de recargas de empresas e frotas, que vêm para viabilizar e expandir negócios na mobilidade elétrica, pois muito além do que já é oferecido, promovemos a conexão entre usuários, carros compartilhados elétricos e frotas.

Ficou interessado?

Tire dúvidas e realize cotações pelo formulário abaixo, ou nos envie um email.

Assunto