Onde carregar um carro elétrico no Brasil?

share on facebookshare on likedin
26/05/2020

Você já reparou que seu celular pode demorar mais ou menos tempo para carregar se você liga o cabo no computador ou na tomada? Será que os carros elétricos têm algo similar?

É cada vez mais comum convivermos com recargas nos mais diversos dispositivos, desde celulares, relógios, fones de ouvido, até os carros, cuja recarga guarda muita semelhança com a de outros dispositivos aos quais estamos acostumados. Assim, pode-se fazer uma comparação entre a recarga de um carro elétrico e a de um celular, por exemplo.

Como um celular, é possível carregar um veículo elétrico na maioria dos lugares que oferecem energia – não necessariamente em um posto de gasolina, como seria para um veículo à combustão. Também, da mesma forma que na recarga de um celular ninguém fica aguardando ao lado da tomada de energia enquanto ele carrega, durante o tempo de recarga de um carro elétrico o motorista tem a oportunidade de se engajar em diversas atividades, é pensando nisso que muitos espaços comerciais estão inovando e colocando eletropostos junto às suas instalações.

Seguindo esta ideia, os carregadores se tornam um atrativo para supermercados, farmácias, restaurantes, academias, shopping centers e qualquer outro lugar que possua um estacionamento no qual os veículos permanecem por algum tempo, que pode variar entre meia hora (com carregadores rápidos) e oito horas (com carregadores mais lentos). O carregador, então, passa a ser um diferencial para o estabelecimento pois é um atrativo para que o motorista aproveite o tempo de recarga para fazer compras ou um treino na academia. Além disso, estabelecimentos que se preocupam com sustentabilidade e buscam diferenciais com tecnologia e inovação, geralmente oferecem um carregador para carros elétricos.

Depois dos mencionados estabelecimentos comerciais, é sabido que os carros passam 90% do tempo parados na garagem do trabalho ou de casa, de forma que se tornou interessante para estacionamentos e condomínios, tanto residenciais quanto comerciais, oferecerem pontos de recarga para os clientes e moradores.

Há ainda o contexto de viagens com carros elétricos, quando os motoristas não podem aguardar e atrasar o deslocamento, logo, necessitam de uma recarga mais rápida, com tempo condizente com a situação. Para atender os proprietários de carros elétricos que desejam rodar distâncias maiores, existem as eletrovias. Como o nome sugere, são rodovias equipadas com carregadores de alta potência em sua extensão, possibilitando que os motoristas de carros elétricos se desloquem com rapidez e facilidade.

Então, para responder à pergunta inicial, dividimos as opções de locais para recarga de carros elétricos no Brasil nas seguintes categorias:

- Circuitos urbanos ou estabelecimentos comerciais: supermercados, shoppings, estacionamentos,bem como farmácias e academias.

- Locais de trabalho: estacionamentos e sedes de empresas, que oferecem carregadores exclusivamente para seus funcionários.

- Eletrovias: O principal exemplo brasileiro é a eletrovia que liga as capitais dos estados de São Paulo ao Rio de Janeiro, operada pela EDP e gerenciada pela Voltbras. A eletrovia Copel, por sua vez, é a mais extensa do Brasil e fica no Paraná, com 730 Km de extensão, ligando o Porto de Paranaguá às Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Também é possível fazer o trajeto das belas praias de Santa Catarina de carro elétrico, com a eletrovia Celesc entre o trecho de Florianópolis a Joinville, com eletropostos para os viajantes.

Estas são as três principais categorias de locais disponíveis para recarga de veículos elétricos, mas vale destacar que qualquer estabelecimento que possua um estacionamento e tempo de permanência superior a 30 min é um potencial local de recarga.

Com os exemplos dados, torna-se claro que os carregadores podem estar em todos os lugares, acompanhando as necessidades dos motoristas, que, ao contrário daquela primeira impressão, não necessitam parar por longas horas as suas rotinas enquanto o seu carro elétrico carrega. Muito pelo contrário, o carregador está, por meio de estabelecimentos comerciais com visão empreendedora, chegando até o consumidor da energia e oferecendo ainda mais comodidade ao período de recarga.

Logo, da mesma forma que se faz ao carregar o celular, é possível recarregar um carro elétrico enquanto se dorme, trabalha, faz compras ou viaja, desta forma os carros elétricos se adequam à rotina. É com esta visão que a Voltbras se identifica, nosso objetivo é facilitar a recarga dos carros elétricos, seja aonde for. Saiba mais clicando aqui

Ficou interessado?

Tire dúvidas e realize cotações pelo formulário abaixo, ou nos envie um email.

Assunto