5 Motivos para gerenciar carregadores de carros elétricos
Segundo Joseph Moses Juran, famoso consultor de negócios e gestão da qualidade: “Quem não mede não gerencia. Quem não gerencia não melhora”.
Somente através do gerenciamento é possível conhecer clientes e seus padrões de consumo, quando se trata de carregadores de carros elétricos não é diferente.
O gerenciamento eficaz potencializa os ganhos com as recargas e fornece embasamento para a tomada de decisão sobre os equipamentos.
Eletropostos (estações de recarga para carros elétricos) sem gerenciamento podem ter mais dificuldade ao dar suporte para seus clientes, pois estes podem encontrar o eletroposto com problemas de funcionamento, algo que um sistema de gerenciamento verifica e informa ao gestor prontamente.
Por outro lado, estações de recarga com gerenciamento fornecem informações estratégicas que ajudam o gestor a saber o momento e o preço correto para tarifar a recarga, para implementar técnicas de cross selling, para oferecer promoções de recarga e, de forma geral, permitem conhecer profundamente os clientes e o negócio.
No entanto, apenas gerir não é suficiente. É preciso fazer um gerenciamento inteligente.
Para exemplificar, imaginemos um gestor que é responsável pelo bom funcionamento de estações de recarga para carros elétricos, mas não conta com um sistema de gerenciamento.
Naturalmente, espera-se que este gestor deva sempre saber o que ocorre com cada um dos pontos de recarga – se houve algum problema, se os carros elétricos realmente estão recarregando etc.
Ele precisa, a todo tempo, estar informado da situação de cada eletroposto para tomar as melhores decisões e tenta fazer isso de forma presencial.
O gestor até pode obter algum êxito se puder passar horas observando uma mesma estação de recarga. Porém, é muito provável que este gestor deixe passar detalhes importantes, ou ainda, que ao mudar o foco de um carregador de carro elétrico para outro, perca informações importantes.
Surge, então, o desafio de uma gestão inteligente.
Este desafio é sanado com um software de gestão que realiza a comunicação entre a estação de recarga e o operador ou gestor, remotamente e em tempo real.
Neste software de gestão é criada uma conexão entre a estação de recarga, que recebe a inteligência Voltbras, e a plataforma de gerenciamento, na qual são expostos todos os dados gerados por cada estação de recarga.
Para mais do que a evidente facilidade de fazer uma gestão por meio da tecnologia, existem outros 5 motivos pelos quais é importante gerenciar eletropostos:
1 – Acompanhamento em tempo real
Por meio de um gerenciamento inteligente é possível obter dados dos eletropostos em tempo real.
Tais dados detalham cada recarga feita, abrangendo o horário de sua realização, o conector utilizado para carregar, a quantidade de energia consumida, a duração da recarga, entre outros.
Os dados ainda são organizados de forma a simplificar o entendimento do gestor. Deste modo, ao visualizar os dados na plataforma, ele entende com facilidade a situação do eletroposto naquele momento e toma decisões embasadas.
A comunicação constante com a estação de recarga permite que o gerenciamento seja sempre atualizado e condizente com a realidade, assim, o gestor garante que sua tomada de decisão é precisa e rápida.
2 – Supervisão com alarme de falhas
Pode-se imaginar diversos motivos pelos quais é interessante que o gestor saiba o que acontece em cada eletroposto, mas há de se concordar que a ocorrência de falhas é um dos pontos mais críticos.
Para evitar que falhas tomem grandes proporções e para garantir que os motoristas de carro elétrico que já se deslocaram ou estão se deslocando até o eletroposto tenham uma recarga de qualidade, o gerenciamento deve estar atento aos possíveis erros.
Neste contexto, nada melhor do que um gerenciamento que observa a situação das estações de recarga em tempo real, identifica as falhas e envia alertas personalizados.
Ademais, a maior parte das falhas apresentadas pelos equipamentos de recarga de carros elétricos podem ser solucionadas sem o deslocamento de uma equipe até o carregador. Com um diagnóstico de erro preciso, muitos erros podem ser solucionados pela própria plataforma de gestão, reduzindo custos com mão de obra e aumentando a agilidade na resolução de problemas.
Caso seja necessário resolver presencialmente o problema, é importante saber exatamente qual é a falha para que a solução seja assertiva, o que se garante com um software que se comunica em tempo real com a estação de recarga. Sanar rapidamente a dificuldade se torna mais fácil.
Consequentemente, aumentam muito as chances de o motorista de carro elétrico ter uma boa experiência de recarga e sair satisfeito.
3 – Monetização de recargas
Com um sistema de gerenciamento que coleta todos os dados dos eletropostos se torna possível realizar a cobrança das recargas efetuadas.
Para mais de somente tarifar, é possível personalizar a cobrança por conector. Também se pode ajustar o valor da energia para horários e dias diferentes, a exemplo dos horários de pico e finais de semana.
Por meio desta personalização se oferece ao gestor a opção de simular, em campo, diversas situações e obter dados acerca de cada uma delas. Dessa forma podem ser testados novos modelos de negócio.
Para finalizar, o gestor pode configurar promoções e descontos que são integrados pela plataforma de gestão diretamente com o sistema de pagamento do aplicativo.
A cobrança da recarga é feita por meio do aplicativo Voltbras, no qual o motorista realiza o pagamento facilmente.
Então, o sistema de gerenciamento realiza a tarifação das recargas e viabiliza a obtenção de informações sobre o padrão de consumo dos motoristas de carro elétrico nos eletropostos, alavancando as estratégias comerciais.
4 – Sistema de reservas
Por meio de um gerenciamento tecnológico se extrai muito mais conhecimento de uma simples estação de recarga, fornecendo informação para o gestor buscar formas mais efetivas de atender ao cliente.
Uma dessas formas é o sistema de reservas. Ele permite que o motorista de carro elétrico, por meio do aplicativo Voltbras, selecione um horário e um eletroposto no qual gostaria de realizar uma recarga. Esta opção do motorista é informada à plataforma que deixa a estação de recarga livre para o momento escolhido.
Por sua vez, o gestor do eletroposto tem a possibilidade de permitir que seus clientes reservem momentos determinados para a recarga. Antes disso, a política de reserva é determinada pelo gestor, que garante um diferencial competitivo e um conforto extra para os clientes.
5 – Obtenção de dados
Por último, mas não menos importante, a obtenção de dados é um grande motivo pelo qual se faz necessária a gestão de um eletroposto.
Foram citados inúmeros exemplos de dados que podem ser avaliados por meio de uma gestão eficaz e inteligente – energia consumida, horários de pico no consumo, conectores utilizados, tempo de recarga, problemas no carregador e na recarga, situação do eletroposto, dentre outros.
A coleta destes dados resulta em métricas que são estratégicas para determinar a produtividade da estação, o aproveitamento de oportunidades, a taxa de disponibilidade do carregador, entre outras métricas.
Depois de coletados, os dados são organizados e apresentados de forma visual, facilitando a análise dos tomadores de decisão e fundamentando decisões embasadas no real comportamento do cliente e do mercado.
Por meio desta análise o gestor pode atuar na estação de recarga de forma remota, em tempo real. Através da plataforma o gestor pode alterar o preço de tarifa e até mesmo ativar ou desativar os carregadores.
A Voltbras aposta nos dados dos eletropostos para entregar para cada motorista uma ótima experiência de recarga e para cada gestor de eletroposto o conhecimento necessário para ter um negócio de sucesso.
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