3 Motivos para começar com a gestão da sua frota elétrica

3 Motivos para começar com a gestão da sua frota elétrica

share on facebookshare on likedin
10/03/2022

As frotas elétricas são a evolução. Cada vez mais as transportadoras, frotas convencionais e empresas de logística brasileiras experimentam a ascensão deste modelo, e já recebem demandas de seus clientes por veículos 100% sustentáveis em suas operações.

Neste contexto, muitos cometem erros ou não estão devidamente preparados para adentrar neste segmento, pela falta de um elemento indispensável, a gestão. Por isso, vamos trazer três pontos para você começar a investir na gestão da sua frota elétrica.

Você terá controle dos dados

Ao iniciar pela gestão da sua frota, você terá acesso aos dados necessários para administrá-la de maneira eficiente em tempo real, tais como: tempo total de recarga em cada período (dia, semana, mês), duração total da recarga por veículo, custo total com as recargas por intervalo de tempo, erros apresentados pelos eletropostos e a taxa de disponibilidade de cada um, o que indica, por exemplo, se é necessário adquirir mais carregadores ou se é possível otimizar os já existentes. Assim, com pouco tempo de operação, a empresa tem condições de saber quão viável é esta operação.

Com isso, sua empresa será capaz de evitar gastos desnecessários, usufruir dos seus recursos de forma eficiente e responsável e gerir melhor seu tempo e rotas. Importante que a sua plataforma de gestão seja capaz de atender ao protocolo de comunicação internacional, o Open Charge Point Protocol (OCPP), pois é compatível com a maioria dos equipamentos e permite o/a: trabalho conjunto entre os carregadores diversos, escalabilidade para milhares de pontos, maior segurança para gestores, monitoramento das estações e controle sob o carregador, como a que é oferecida pela Voltbras, com diversas outras funcionalidades.

Sua frota integrada

Com as ferramentas relacionadas a logística, tal qual a plataforma de gestão, sua frota estará integrada em um único sistema. Portanto, você será capaz de acompanhar todos os dados já mencionados anteriormente em um único lugar, independente da marca dos carregadores, eletropostos, veículos, dentre outros componentes.

Através dessa tecnologia, é possível acompanhar, em tempo real, dados de desempenho que irão esclarecer quais são os reais benefícios ou impeditivos da sua frota elétrica. Assim, você será capaz de gerenciar sua frota sem a necessidade de recorrer a diversas plataformas, o que otimiza a produtividade, finanças e tempo.

Alguns erros serão evitáveis

Ao ter ciência de todas as informações disponíveis por meio de uma boa gestão, seu negócio pode evitar alguns erros gerados pela falta de informação, como: o veículo não conseguir performar de modo satisfatório na rota, não ter eletropostos suficientes para carregá-lo durante o percurso, a compra de um carregador inadequado, dentre outros. Além disso, falhas na manutenção também podem ser identificadas, tal qual o mau funcionamento de um carregador ou eletroposto. Ao impedir estas falhas, o prejuízo financeiro também pode ser evitado.

A gestão das frotas elétricas a levam para o próximo nível

Seja por demanda dos clientes ou por estratégia da própria empresa, fato é que as frotas elétricas no Brasil cresceram expressivamente em 2021, e em 2022 o ritmo segue acelerado. Portanto, investir em uma boa gestão é essencial para que esta progressão se mantenha, pois é o que permite ao gestor dominar o processo das frotas elétricas e consiga utilizá-la com o máximo de eficiência.

Quer saber mais sobre o mundo da mobilidade elétrica e como afetará seu negócio? Assine nossa newsletter.

Ficou interessado?

Tire dúvidas e realize cotações pelo formulário abaixo, ou nos envie um email.

Assunto